Notícias


Verificações Técnicas e Administrativas
por Assessoria de imprensa - (imprensa@parisdakar.com.br)
02/01/2008

A largada da 30a edição do Rally Dakar acontecerá no próximo Sábado, dia 05, em Lisboa. É o terceiro ano consecutivo que a capital portuguesa recebe os competidores, que antes de enfrentar os cronômetros, devem passar pelas verificações técnicas e administrativas. Elas estão acontecendo a partir de hoje, dia 02/01, no Centro Cultural de Belém.

Durante três dias, todos os participantes (pessoas e veículos), inscritos tanto na competição (245 motos, 20 quadriciclos, 204 carros e 98 caminhões) como na categoria assistência, deverão passar pela inspeção dos comissários.

Devido ao grande número de veículos e pessoas, cada equipe recebe uma carta com data e horário que deve se apresentar, podendo receber uma penalização em caso de atraso. Após cruzar o portão de entrada, os veículos são estacionados em fila, para que os tripulantes passem pelo circuito administrativo, composto por várias estações.

De estação em estação os competidores “colecionaram” carimbos no seu carne de verificação, começando pela conferencia do pagamento das inscrições e mais tarde tendo que apresentar seus documentos (autorização da confederação local, licenças nacionais e internacionais, carteiras de habilitação, passaporte com vistos, comprovante de vacinas.

Ainda neste percurso os competidores receberão o vaucher para embarque, tanto deles próprios, como dos veículos, nos navios que farão a travessia do porto de Málaga na Espanha para Nador no Marrocos.

Toda a logística de combustíveis também é conferida, os cupons de alimentação, rações diárias e água. Depois passam por duas pequenas aulas, onde recebem instruções sobre a operação do GPS (que é obrigatório e alugado pela organização, onde os navegadores conhecem as várias telas, configurações disponíveis, como desbloquear em caso de emergência), uma rápida orientação sobre procedimentos médicos em caso de socorro a outro concorrente.

Dali recebem os equipamentos de sinalização para resgate (fogos, lâmpada estroboscópica, telefones de satélite) e as planilhas das duas primeiras etapas na Europa. Finalmente todos recebem uma pulseira, distinguindo as categorias e são fotografados para o álbum.

Enquanto as pessoas passam pela parte administrativa, são instalados e checados o funcionamento dos equipamentos obrigatórios alugados da organização: GPS, Sentinel (aparelho que sinaliza a proximidade de outro veículo) e Iritrack (sistema de monitoramento por satélite que também serve de rádio por satélite para contato com a organização em caso de emergência).

Em seguida os veículos serão vistoriados para assegurar que estão de acordo com os regulamentos esportivos, e recebem lacres nas partes que não podem ser trocadas (variando conforme a categoria) e os adesivos dos números e dos patrocinadores da prova.

Se tudo estiver correto, no final os veículos da competição seguem para o parque de exposições, onde ficaram estacionados até a largada do dia 05. Os veículos da categoria assistência ficam livres para rodar.

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização por escrito. Este artigo foi produzido para o site www.parisdakar.com.br.


Itens relacionados:
»02/01/2008 Segurança na Mauritânia
»26/12/2007 Dakar 2008 – Problemas na Mauritânia
»21/12/2007 Feliz Natal
»18/12/2007 Luto no Rally Brasileiro
»17/12/2007 Dakar 2008 – Brasileiros em preparação 02
»14/12/2007 Dakar 2008 – Brasileiros em preparação 01
»08/12/2007 Equipe Petrobras Lubrax no Rally Dakar 2008
»03/12/2007 Campeonato Brasileiro – Resultado Final
volta | topo | home