Notícias


Rally Dakar Argentina Chile 2009
por Assessoria de imprensa - (imprensa@parisdakar.com.br)
12/02/2008


Mapa do Dakar Argentina Chile 2009
Foto: Divulgação


Patrice Clerc, presidente da A.S.O. (Amaury Sport Organisation), empresa responsável pelo Rally Dakar, e seu diretor técnico, Etienne Lavigne, anunciaram que a edição 2009 do Dakar acontecerá na Argentina e no Chile, de 03 a 18 de janeiro de 2009, com largada de Buenos Aires, cruzando até Valparaiso no Chile e retornando a Buenos Aires.

Esta será a primeira realização desta prova mística fora do território africano. Sua primeira edição aconteceu em janeiro de 1979 e já passou pelo território de 21 países na África, além da Europa.

Na América do Sul a prova encontrará territórios que exigirão as mesmas habilidades técnicas do Saara : navegação, pistas de terra, pedras e areia, dunas e longas distâncias que exigiram resistência de máquinas e pilotos. A topografia promete uma grande aventura.

"Estamos propondo um Dakar a um preço interessante, em um continente novo e com novas dificuldades, como as mudanças de clima, altitude, terreno. Acredito que vamos atrair muita gente", apostou Lavigne.

As inscrições para este novo evento abrem em 15 de maio. Os concorrentes que estavam inscritos para participar do Dakar 2008, prova cancelada devido a ameaças terroristas, terão preferência e alguns benefícios. O transporte dos veículos vindos da Europa terá início no final de novembro.

Etienne Lavigne declarou que no futuro a prova poderá voltar à África. "Não nos esquecemos da África, vamos estudar a situação política do continente. O Dakar voltará à África, mas agora é prematuro. Na Mauritânia não se está seguro de nada. Esperamos que as coisas melhorem em breve".

Para, Klever Kolberg, piloto com 20 participações na prova, a transferência foi positiva. "Estou engajado num projeto para trazer a prova para o território brasileiro. Já temos o interesse de várias empresas. A realização do rali na América do Sul deixa tudo mais próximo. Acredito que já nesta edição de 2009 deverá crescer bastante o número de competidores brasileiros no Dakar. A proximidade facilitará a quem já dispõem de uma estrutura”, disse Klever.

“Isso será ótimo, pois é a oportunidade para que mais brasileiros participem da competição. Além disso, o Deserto do Atacama é tão bom quanto o Saara, inclusive com dunas altas”, afirmou o piloto da Equipe Petrobras Lubrax Jean Azevedo, que já competiu em 2007 no Por Las Pampas Rally, que acontece na Argentina e no Chile, e anualmente realiza treinamentos no Atacama.

“Os terrenos aqui são bem propícios para a realização de uma competição como essa”, acrescentou André Azevedo.

Paulo Nobre, o Palmeirinha, viu com bons olhos a confirmação. Para o piloto essa mudança de continente pode ser boa para o rali nacional. “Essa mudança facilitará um pouco as coisas e permitirá uma evolução maior dos nossos pilotos, mecânicos e equipes. Isso sem falar na possibilidade de chamarmos a atenção mundial para as nossas provas, como o Rally dos Sertões, que não fica devendo em nada para as grandes provas internacionais”, disse Nobre.

Mas Palmeirinha faz uma ressalva. “Nós teremos um aumento na participação de brasileiros na prova, mas acho difícil que venha a acontecer uma invasão verde e amarela. O custo será bem maior do que no Rally dos Sertões e ainda haverá a necessidade de adequação dos nossos carros para serem aprovados na vistoria técnica da competição”, explicou.



Itens relacionados:
»09/02/2008 Data do Dakar Series gera protestos
»05/02/2008 Dakar Series
»26/01/2008 Jean Azevedo vence o Cerapió
»25/01/2008 Klever Kolberg no rádio
»25/01/2008 CERAPIÓ – Resultado da 2a. etapa
»24/01/2008 CERAPIÓ – Resultado da 1a. etapa
»24/01/2008 Klever Kolberg quer trazer o Dakar para o Brasil
»23/01/2008 Cerapió 2008 tem início em Fortaleza
volta | topo | home