Klever Kolberg representando o Brasil no Rally Dakar


Notícias


Roteiro do Rally Dakar Argentina Chile 2009
por Assessoria de imprensa - (imprensa@parisdakar.com.br)
12/03/2008



Foto:


Os jornais chilenos Diário Financeiro e EL Mercúrio publicaram uma entrevista com o piloto Francisco López, melhor representante do país na atualidade em rali na categoria Moto, que já participou de várias provas na região, inclusive o Por Lãs Pampas Rally. López apontou qual será o provável roteiro para o Rally Dakar Argentina Chile 2009.

A A.S.O. (Amaury Sport Organisation), empresa responsável pelo rali, anunciou que a prova terá largada no dia 03 de janeiro em Buenos Aires, cruzando até Viña del Mar, região de Valparaiso, onde está localizado o porto mais importante do Chile, e retornando a Buenos Aires, com chegada no dia 18 de janeiro. Serão 16 dias de prova, dos quais seis no território chileno.

Para López, após a largada, a caravana segue rumo ao sul da Argentina, com direção a La Pampa. A segunda etapa deve seguir em direção a Rio Negro, no coração da Patagônia, e de lá para Chubut, quando o roteiro muda para a direção norte, seguindo para Neuquén, uma importante cidade na Patagônia, ainda na Argentina, e chegando na noite do dia 07 de janeiro a Mendoza, conhecida mundialmente como pólo de produção de vinho e azeite.

No dia 08 a prova muda o rumo para oeste, para atravessar os Andes e a fronteira para o Chile, chegando a Valparaiso, onde acontecerá o dia de repouso, dia 09 de janeiro.

A competição volta no dia 10, seguindo ao norte pelo litoral chileno, atravessando uma região das dunas de Ritoque, na costa do Oceano Pacífico, que foi o ponto final da edição 2002 do Lãs Pampas Rally. O roteiro segue para La Serena, uma região semidesértica, entre o oceano e a cordilheira dos Andes.

A etapa seguinte continua subindo o continente sul-americano, num caminho costeiro, chegando a Copiapó, capital da região do Atacama. Tudo indica que a etapa seguinte deve fazer um laço no Deserto de Atacama, o mais alto deserto do mundo por ter boa parte de seu território acima dos 2500 metros de altitude. Os competidores terão o desafio de atravessar dunas gigantes que circundam a região e voltar a Copiapó.

Nova mudança de rumo, apontando para sudeste, novamente atravessando a fronteira, numa região montanhosa, para chegar a Catamarca, já na Argentina. O roteiro deve seguir em direção a Córdoba, região tradicional do rali, depois Santa Fé e a chegada no dia 18 a Buenos Aires.

Esta será a primeira realização desta prova mística fora do território africano.


Itens relacionados:
»11/03/2008 Equipes confirmam presença no Rally da Europa Central
»10/03/2008 Equipe Volkswagen participará do Rally dos Sertões
»10/03/2008 Favoritos vencem o Rally de Barretos
»05/03/2008 Rally de Barretos – 1a. etapa do Brasileiro
»25/02/2008 Resultado do Rally do Engenho
»24/02/2008 Resultado da 1a. etapa do Rally do Engenho
»21/02/2008 Equipe Petrobras Lubrax no Rally do Engenho
»20/02/2008 Mudanças na 1a. etapa da Copa Rally SP
volta | topo | home