Rally Paris-Dakar, WRC, Klever Kolberg, Palestras, Treinamentos, Equipe Petrobras Lubrax e notícias do mundo do rali


Notícias


Rally da Europa Central – Casteu e Peterhansel mantém a liderança
por Assessoria de imprensa - (imprensa@parisdakar.com.br)
22/04/2008


David Casteu
Foto: Divulgação



Dieter Depping/Timo Gottschalk
Foto: Divulgação


Nesta terça-feira, dia 22/04, foi disputada a 3a. etapa do Rally da Europa Central, prova criada pela A.S.O. para compensar o cancelamento do Rally Dakar 2008 e que abre o Dakar Series. Os competidores partiram de Baia Maré na Romênia para percorrerem um total de 437 quilômetros, com chegada em Debrecen, na Hungria.

Como no dia anterior a especial foi dividida em duas voltas de 76 quilômetros, e novamente os organizadores foram forçados a reduzir o tamanho da segunda volta, para 36 quilômetros, mas desta vez o percurso foi percorrido no sentido inverso.

Os vencedores da etapa foram o esloveno Jaroslav Katrinak com KTM nas motos, nos carros a dupla da Volkswagen formada pelo sul-africano Giniel de Villiers e o alemão Dirk Von Zitzewitz, e nos caminhões os tchecos Loprais/Lala/Holan com Tatra.

Veja o que aconteceu em cada categoria e a classificação acumulada da prova.

Motos:
O esloveno Jaroslav Katrinak, que ocupava a 4a. colocação no acumulado após as duas primeiras etapas, dominou o terceiro dia de competição, vencendo as duas voltas. Na primeira sua KTM chegou 35 segundos à frente do francês Cyril Despres, também com KTM, e 55 segundos à frente do chileno Francisco Lopez, que ocupava a 2a. colocação, com outra KTM. O líder do rali, o francês David Casteu, finalizou a primeira volta com o 4o. melhor tempo, 1 minuto e 1 segundo atrás do vencedor.

A segunda volta repetiu a dobradinha da primeira, com Jaroslav Katrinak em primeiro e Cyril Despres em segundo, mas a terceira posição do pódio ficou para a KTM de Casteu. Francisco Lopez caiu de produção e terminou em sétimo, à 1 minuto e 16 segundos do vencedor.

O brasileiro José Hélio, com Honda, fez a 24a. colocação na primeira volta e 11a. colocação na segunda.

Após três etapas o líder é David Casteu, seguido por Jaroslav Katrinak, a 3 minutos e 52 segundos. O terceiro é Francisco Lopez, a 5 minutos e 2 segundos. Despres vem se recuperando, já é o 10o. colocado, a 13 minutos e 52 segundos do líder. José Hélio ocupa a 13a. colocação.

Carros:
A revelação da prova, o Volkswagen dos alemães Dieter Depping/Timo Gottschalk, vencedor da 2a. etapa, foi o primeiro a largar, seguido a cada dois minutos por seus concorrentes.

As pedras causaram muitos furos de pneus, e quando o francês Pascal Maimon, co-piloto do Mitsubishi de Hiroshi Masuoka, trocava uma roda, foi atropelado pelo Volkswagen de Carlos Sainz, que havia parado devido a problemas mecânicos. A dupla completou a especial, mas foi constatada uma fratura no pé de Maimon e a equipe decidiu abandonar a prova.

Na primeira volta o a dupla Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzewitz conquistou o melhor tempo com seu Touareg, 35 segundos a frente de Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret, com Mitsubishi, os líderes da prova. Na terceira colocação chegou outro Mitsubishi, dos espanhóis Nani Roma e Lucas Cruz.

Na segunda volta o mais rápido foi o espanhol Carlos Sainz, que chegou 15 à segundos a frente do BMW o piloto do Quatar, Nasser Al Attiyah, e 20 segundos à frente de Dieter Depping. Stéphane Peterhansel tratou de administrar sua vantagem e fez o 6o. melhor tempo.

Com estes resultado o Mitsubishi de Peterhansel continua na liderança após três etapas, seguido de Dieter Depping, a 2 minutos e 8 segundos e de Luc Alphand, a 3 minutos e 6 segundos.

Caminhões:
Em função da chuva e barro, a organização decidiu que os caminhões realizassem apenas a segunda volta.

O vencedor da etapa foi o Tatra dos tchecos Loprais/Lala/Holan, seguido pelo MAN do líder do rally, com os alemães Hans Stacey/Chevaillier/Der Kinderen. Na terceira colocação chegou o Ginaf dos holandeses Van Vliet/Koetsier/Van Veennendaal, que subiu uma posição na classificação acumulada e passa a ser o vice-líder da categoria.

O Tatra da Equipe Petrobras Lubrax, com André Azevedo/Maykel Justo/Mira Martinec, mesmo largando atrás de vários competidores devido aos problemas do dia anterior, fez uma ótima recuperação e terminou a etapa na 10a. colocação.

Após três etapas Stacey continua na ponta administrando a boa vantagem de 13 minutos e 35 segundos sobre Van Vliet. Em terceiro está o MAN dos alemães Franz Echter/Artur Klein/Detlef Ruf, a 14 minutos e 52 segundos do líder. O Tatra de Loprais ocupa a 7a. colocação, enquanto André Azevedo subiu da 29a. para a 21a. colocação.


Itens relacionados:
»22/04/2008 Brasileiros sofrem com acidente e problemas mecânicos na 2a. etapa
»21/04/2008 Rally da Europa Central – Liderança muda após a 2a. especial
»21/04/2008 Rally da Europa Central – 2a. volta da especial é encurtada
»21/04/2008 Rally da Europa Central – 2a. etapa
»20/04/2008 Resultado da 1a. etapa do Rally da Europa Central
»17/04/2008 Brasileiros no Rally da Europa Central
»15/04/2008 Mitsubishi com motor diesel no Rally da Europa Central
»14/04/2008 Resultado Rally de Pomerode
volta | topo | home