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Mudanças no regulamento do Dakar
por Assessoria de Imprensa - (imprensa@parisdakar.com.br)
03/06/2009

A ASO, organização do Rally Dakar revelou nesta quarta-feira (3), em Paris, as cidades por onde a prova passará em 2010 e mudanças no regulamento. No trajeto estão incluídas as cidades argentinas de Buenos Aires, Córdoba, La Rioja, Fiambalá, San Juan, San Rafael e Santa Rosa, além dos municípios chilenos de Copiapó, Iquique, La Serena e Santiago.

Com relação as modificações do regulamento, a intenção dos organizadores é equilibrar as condições técnicas nas categorias Moto e Carro.

Carros: Os motores a gasolina se beneficiarão de uma ajuda que lhes permitirá compensar a diferença de potência e torque para os motores turbo-diesel. Desde 2007 o regulamento estabelece a utilização de um restritor de admissão de ar. Os motores diesel foram beneficiados com esta regra, já que turbo justamente cria maior pressão na entrada de ar, enquanto as máquinas a gasolina são aspiradas.

Em função desta vantagem, tem crescido muito o número de concorrentes na categoria diesel, canibalizando a outra categoria. Para reduzir esta margem e permitir uma batalha equilibrada, as equipes que utilizarem o motor gasolina atmosférico, com mais de duas válvulas por cilindro, estarão autorizadas a aumentar o diâmetro do restritor de 32 mm para 34 mm.

Esta mudança não beneficiará as equipes oficiais, que devem seguir o atual regulamento da categoria T1 (artigo 63).

Motos: Para os veículos de duas rodas se decidiu limitar a 450 cc o tamanho dos motores para o Dakar 2011, mas já no Dakar 2010 ela estará atuando em parte.

Já faz alguns anos que se discute esta medida, e durante este período houve uma evolução das motos 450cc, tanto que elas passaram a ter constante a presença entre as “Top 10” do Dakar e em outras provas, onde chegaram a vencer as motos maiores, como no Rally do Sertões. Também houve um crescimento do número de participantes com estas máquinas, por exemplo, no Dakar 2009 eles formaram 40% do grid de largada.

Outra vantagem das 450cc, mas pequena, é que elas são financeiramente mais acessíveis. Os novos modelos também são mais confiáveis e já existe o know-how de adaptação para os grandes rallies. A grande dificuldade destas motos é o déficit de potência, que por vezes é decisivo no resultado de uma prova, diferença que não existirá mais a partir de 2011.

Para o Dakar 2010 será obrigatória a utilização de um restritor de admissão, semelhante ao que já é utilizado na categoria Carros, para as motos com mais de 450cc, o que resultará num aumento da quantidade de motos que poderão vencer a prova. Mas isto se aplica apenas aos pilotos amadores. Os profissionais e semi-profissionais (a ASO publicará uma lista) estarão obrigados, desde 2010, a competir como motos de até 450cc.

As inscrições para o Dakar começaram dia 15 de maio e terminarão no final do mês de julho. A organização do Dakar manteve os mesmos valores que 2008 e 2009, apesar de os transportes marítimos serem muito mais caros para a organização, que traz toda a infra-estrutura da Europa.



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