Notícias
Sertões com etanol
por Klever Kolberg - (imprensa@parisdakar.com.br)
08/08/2010


Klever Kolberg com o carro
Foto: Divulgação


Após três anos de ausência e a dolorosa sensação de abstinência, eu estarei de volta ao Rally dos Sertões. Já competi em 10 edições, fazendo minha estréia em 1997 com vitória e conquistando o bicampeonato no ano seguinte.

Imagino que estas participações tenham influenciado a história da prova, que este ano chega a sua 18ª edição. Mas com certeza o Sertões também foi muito importante na minha vida como piloto ou cidadão. Conheci lugares e pessoas, passei por momentos felizes e situações não tão alegres assim, como meu acidente em 2004, perpetuado em imagens que já rodaram o mundo no You Tube.

Agora volto num novo momento com equipe, carro, navegador, objetivo, estratégia, valores e motivação diferentes. Acabo de criar a Valtra Dakar Eco Team com o objetivo utilizar o esporte para provocar uma mudança na atitude das pessoas em relação ao planeta que vivemos.

Antes a competitividade estava no centro da estratégia. Mudamos, tenho certeza que evoluímos ao estabelecer que a sustentabilidade é o principal. Nossa estréia foi o Rally Dakar 2010, onde ajudamos a criar a categoria para os combustíveis limpos e alternativos. Nossa opção foi pelo etanol de cana de açúcar, energia verde, renovável, brasileira e o mais importante: disponível.

O carro no Dakar foi um Mitsubishi Pajero Sport Flex. Já no Sertões será um protótipo, também melhorando ao utilizar o aprendizado e a criatividade brasileira, e novamente será abastecido com etanol.

O potiguar Flavio França será meu navegador. Coincidentemente, como eu, começou competindo com motos. Ele já tem excelentes resultados no Sertões. Um novo aliado que somará forças ao pessoal da ProMacchina, oficina responsável pela criação e construção do carro e manutenção durante o percurso.

Estou muito feliz e orgulhoso por estar de volta e fazer parte da consolidação da categoria etanol. Assim nos mantemos na vanguarda do esporte mundial, gerando um novo valor e retribuindo o que a sociedade nos proporcionou.

Participar do Rally dos Sertões pode parecer coisa de maluco. Para mim, loucura é continuar fazendo as mesmas coisas e esperar resultados diferentes. Nós decidimos mudar por uma convivência amigável com o nosso planeta.

Klever Kolberg, piloto da Valtra Dakar Eco Team, já participou 22 vezes do Dakar, nove de moto, 12 de carro e uma como chefe de equipe. Ele escreve a partir de hoje artigos exclusivos sobre os bastidores da maior competição off road do Brasil.



Itens relacionados:
»07/08/2010 No Dia dos Pais, Klever Kolberg conta com reforço para buscar a vitória
»06/08/2010 Rally dos Sertões: Carros embarcam para Goiânia
»05/08/2010 Klever completa preparação do carro para os Sertões
»05/08/2010 Palestra para a Fiat
»01/08/2010 WRC – Latvala vence o Rally da Finlândia
»30/07/2010 WRC – Rally da Finlândia – Dia 1
»29/07/2010 WRC – Rally da Finlândia
»29/07/2010 Super Rally X-Games 2010
voltar para a página anterior | topo desta página | home do site