Notícias
Apesar de problema na bomba de combustível Kolberg é nono na geral
por Assessoria de imprensa - (imprensa@parisdakar.com.br)
11/08/2010


Muitos saltos no primeiro dia de competição no Sertões 2010
Foto: David Santos Jr/ Foto Arena



Klever Kolberg e Flavio França terminam em nono no geral
Foto: Marcelo Maragni/ Foto Arena


Calor, buracos, saltos no primeiro dia do Sertões

A caravana do 18º Rally Internacional dos Sertões começou sua marcha; e com o sol ainda nascendo, os primeiros competidores partiram para a cidade de Caldas Novas, ainda no Estado de Goiás. Após 133 quilômetros o objetivo do primeiro dia de competições e a primeira especial, era alcançado.

A especial como já havia previsto Klever Kolberg, da Valtra Dakar Eco Team, teve muitas lombadas, saltos, travessias de rios e estradinhas bastante travadas. A dupla Klever Kolber/ Flavio França largou às 11h40 de Goiânia e gastou um total de 1h49m48 para completar o percurso.

"Foi uma etapa muito boa, porém, muito mais dura do que eu imaginava. Encontramos partes de alta velocidade, curvas travadas e muitos saltos: saltos em lombadas, saltos em lombas (valetas), saltos em mata-burro, saltos cruzando rios e nosso carro nunca foi testado neste tipo de condição", contou Klever.

O calor se fez presente neste primeiro dia de atividade, e logo nos primeiros quilômetros o Protótipo Etanol (Próton) apresentou um problema na bomba elétrica de combustível, obrigando ao piloto passar a utilizar a segunda bomba. A dupla andou durante muito tempo entre os cinco primeiros, até faltar 20 km para o final da especial, quando a segunda bomba começou a falhar, obrigando-os a diminuir o ritmo para chegar.

"A etapa exigiu muita navegação e o Flavinho foi excepcional. No entanto sofremos com um problema de conexão elétrica que parou a bomba de combustível, fazendo nosso motor perder a pressão. Então o carro ficava falhando nos 30 quilômetros finais da especial. O Flávio ainda mexeu e a pressão voltou um pouco, mas tivemos que levar o carro até o final com cautela. Isso nos atrapalhou um pouco". comentou ainda.

Dos 150 competidores que partiram de Goiânia, apenas nove da categoria carros ainda não haviam chegado a Caldas Novas no final da tarde. Nesta quinta-feira o Rally dos Sertões 2010 atravessa o Estado de Minas Gerais, mais precisamente em direção a Unaí. Serão mais 446,17 km de especiais, sendo 214,32 cronometrados.

"Aos poucos as dificuldades irão crescendo. A distância desta segunda especial praticamente dobra, e vamos começar a encontrar muitas erosões pedras e cascalho pelo caminho", falou o piloto. "Segundo a Dunas, teremos muitas trilhas por fazendas e trechos de serra. Será uma especial muito seletiva e terá de tudo um pouco", comentou Klever.

2º dia (12/08, quinta-feira) - Caldas Novas (GO) - Unaí (MG)
DESLOCAMENTO INICIAL: 39,33 km
ESPECIAL CONTRA O RELÓGIO: 214,32 km
DESLOCAMENTO FINAL: 192,52 km
Total - 446,17 km

Confira o resultado extra-oficial da Especial Goiânia - Caldas Novas:
1- João Antonio Franciosi / Rafael Capoani (Protótipo) - 1h43min09s0
2- Jean Azevedo/Emerson Cavassin (Mitsubishi L200 Triton) - 1h45min20s0
3- Paulo Nobre (Palmeirinha)/Luiz Carlos Palu (BMW) - 1h 46min06s0
9 - Klever Kolber/Flavio França (Protom T1) - 1h49min48s0

O Valtra Dakar Eco Team é patrocinado por Valtra, BASF, Cosan e Mobil Super Flex, e apoiado por Artfix, Sparco, Arycom, TRC Telecom / Motorola e Unica.

No Rally dos Sertões o carro da Valtra Dakar Eco Team será um Protótipo Etanol by ProMacchina motor V6 Flex. O carro foi preparado pela Promacchina, que também fará todo o apoio durante a competição.




Itens relacionados:
»11/08/2010 Rally dos Sertões - Primeira Etapa - dia 11/08
»11/08/2010 De equipamento novo, Kolberg/França adotam cautela no Super Prime
»10/08/2010 No Sertões, a proteção dos competidores vem do céu
»10/08/2010 O fã que virou navegador
»10/08/2010 Festa de 18 anos
»10/08/2010 Rally dos Sertões - Prólogo - dia 10/08
»09/08/2010 Para Kolberg e equipe, prova começa muito antes da largada
»08/08/2010 Categoria Carros reúne 120 competidores em 2010
voltar para a página anterior | topo desta página | home do site