Notícias
40 dias para a largada do Rally Dakar 2011
por Assessoria de Imprensa - (imprensa@parisdakar.com.br)
23/11/2010



Foto:


A largada para a terceira na América do Sul do Rally Dakar acontecerá em 40 dias. A edição 2011 da prova acontecerá no Argentina e Chile, com largada e chegada em Buenos Aires, nos dias 01 e 16 de janeiro respectivamente.

Desta vez o percurso, que muda todo ano e é secreto, levará os competidores para as regiões do extremo norte da Argentina e do Chile, próximo às fronteiras da Bolívia e do Peru, chegando até a cidade de Arica, onde acontecerá a etapa de descanso e manutenção, antes da caravana voltar para Buenos Aires.

O desenho do percurso, composto de 9000kms de estradas, trilhas e dunas, incluindo cerca de 5000 de trechos cronometrados, foi feito com a idéia de salvar as fases mais difíceis para a segunda parte da prova, quando os concorrentes e as equipes terão um desafio de extrema resistência.

Veteranos e novatos estão prontos para a aventura com 430 veículos, entre motos, carros, caminhões e quadriciclos. Esta será a 33 ª edição do Dakar, que teve um aumento próximo de 20% do número de concorrentes em relação a 2010.

Outra conquista alcançada foi a mudança do regulamento das motos, fazendo com que todos, em especial a elite dos pilotos de motocicletas vão competir em motos com cilindradas inferiores a 450cc, fazendo crescer a concorrência.

Esta grande mudança está despertando o interesse dos fabricantes que entraram forte na batalha pela vitória. A KTM está de volta com o francês Cyril Despres e o espanhol Marc Coma. Os dois juntos venceram as últimas cinco edições. Agora vão correr com potência igual contra Aprilia (Lopez, Duclos), BMW (Frétigné, Verhoeven e o brasileiro José Hélio), Yamaha (Viladoms, Rodrigues ), Sherco (Casteu), Honda (Bethys, Pisano), bem como a Beta (Boano).

Na categoria carros o potencial da equipe BMW X-Raid será liderado pelos franceses Stéphane Peterhansel e Guerlain Chicherit, talvez a única ameaça a equipe Volkswagen, do atual campeão , o espanhol Carlos Sainz, e seus companheiros Al-Attiyah, De Villiers e Miller.

Nos caminhões Vladimir Chagin e seus companheiros de equipe Kamaz são os favoritos, mas para o seu regresso à competição doholandes, Gerard De Rooy (Iveco) com ambição de vitória, além do checo Ales Loprais (Tatra).

Os veículos embarcam nos próximos dois dias no porto de Le Havre, na frança. Eles vão atravessar o Atlântico e ir para Buenos Aires, onde as verificações técnico e administrativas serão realizadas nos dias 30 e 31 de dezembro.



Itens relacionados:
»15/11/2010 Klever Kolberg sagra-se Campeão Brasileiro
»14/11/2010 Rally das Serras começa com Super Prime noturno
»10/11/2010 Rally das Serras: Klever Kolberg defende liderança do Brasileiro
»08/11/2010 Rally Dakar 2011 – Percurso definido
»08/11/2010 Brasileiro de Rally de Velocidade na ESPN Brasil
»01/11/2010 Klever Kolberg no Rádio
»27/10/2010 Valtra Dakar Eco Team no Salão do Automóvel
»25/10/2010 Filme do Rally dos Sertões
voltar para a página anterior | topo desta página | home do site