Klever Kolberg e Equipe Valtra no Facebook Klever Kolberg e Equipe Valtra no Twitter
Klever Kolberg e Equipe Valtra no You Tube Klever Kolberg e Equipe Valtra no Flickr
Notícias
Rally Dakar 2012 – Equipes de fábrica não participam com carros por Assessoria de Imprensa - (imprensa@parisdakar.com.br)
31/12/2011


Nasser Al Attiyah - Hummer
Foto: Divulgação


A 34ª edição do Rally Dakar terá sua largada em menos de 30 dias sem a presença das equipes oficiais de fábrica na categoria Carros

O Rally Dakar 2012, que acontecerá entre os dias 01 e 15 de janeiro atravessando os territórios da Argentina, Chile e Peru, será marcado pela ausência dos times oficiais na categoria destinada aos carros. A Volkswagen, equipe campeã das três edições anteriores, já havia anunciado sua saída do evento. A Mitsubishi se retirou da prova após a crise econômica de 2008. Outros fabricantes já eram representados por equipes particulares, como a alemã X-Raid que corre com protótipos BMW e Mini, ou os franceses da Dessoude, que exibem os logos da Nissan.

“É uma pena que o sucesso de participação, tanto de pilotos como de fabricantes, alcançado na categoria para motos, não seja repetido na categoria destinada aos carros”, comentou Klever Kolberg, que participou da prova 23 vezes, acumulando os melhores resultados já alcançados por um piloto brasileiro tanto entre as motos (1º na Maratona e 5º na Geral em 1993) como entre os carros (2º na Categoria Diesel e 8º na Geral em 2002, além de dois vice-campeonatos na categoria Carros Maratona).

Klever explicou que a atualização do regulamento da categoria motos, que basicamente limitou os equipamentos a 450 cm3 e reduziu a autonomia para os reabastecimentos a 250 km, resultou na atração de vários fabricantes de motocicletas. De outro lado, o interesse dos pilotos também cresceu já que eles agora podem dispor de maior competitividade e segurança com investimentos menores. “Houve uma adesão em massa, superando a marca dos 170 participantes e formando uma lista de espera de mais de 100 pretendentes, já que as vagas foram preenchidas com bastante antecedência”, destacou Kolberg.

“Ainda assim, teremos uma competição bastante interessante na categoria carros, já que a ausência de equipes oficiais de fábrica faz crescer a chances das equipes particulares”, destacou Klever. “Acho que é uma boa notícia para os brasileiros. Só teremos dois representantes, mas os dois contarão com ótima munição, carros que no passado pertenciam às equipes oficiais, além de estruturas que fazem inveja: Guilherme Spinelli corre com protótipo Lancer, ex-oficial Mitsubishi e além do carro a equipe tem um caminhão, motorhome, dois carros de apoio e 14 colaboradores, inclusive vários estrangeiros. Jean Azevedo que volta a competir com quatro rodas com um Navarro, ex-oficial Nissan”, disse o piloto.

“Na minha opinião a equipe X-Raid vem com os três pilotos favoritos ao título, já que seu grande rival, a Volkswagen, não estará presente: O francês Stephane Peterhansel, que já venceu nove vezes, o polonês Krzysztof Holowczyc, que chega turbinado com a vitória no Rally Silk Way em julho, e o espanhol Nani Roma, vencedor da prova com motos. Dos quatro pilotos da Volkswagen, apenas dois estarão presentes. O piloto do Qatar, Nasser Al Attiyah, vencedor da edição de 2011, estará a bordo de um protótipo Hummer 4x2, formando equipe com o americano Robby Gordon. Já o sul-africano Giniel De Villiers, ganhador do primeiro Dakar sul-americano em 2009, vem com um novo projeto da pick-up Toyota desenvolvida pelos belgas da Overdrive. O espanhol Carlos Sainz, vencedor de 2010, e o americano Mark Miller, são ausências importantes, não disputarão a prova”, comentou Klever.

“Podemos ter algumas surpresas, mas lamento que estrelas como Jean Louis Schlesser não esteja presente com seus buggies, além de outros bons pilotos com bastante experiência. Mas espero que a organização aproveite este momento de transição e passe a dar incentivo aos combustíveis renováveis, para os quais uma mudança de regulamento também traria maior competitividade, segurança e menor custo, o que com certeza atrairia novamente a atenção de fabricantes e pilotos”, completou Klever, que também é pioneiro da categoria Experimental do Dakar, destinada aos combustíveis “verdes”. Klever foi o primeiro piloto a competir no Dakar utilizando um carro 100% movido a etanol, em 2010.

Sobre Klever Kolberg: Engenheiro, palestrante e piloto. Pioneiro brasileiro no Rally Dakar, onde já representou o Brasil por 23 vezes. Klever começou no Dakar competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o título vice-campeão na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. Também é pioneiro e criador no Dakar da categoria Experimental para combustíveis limpos, onde em 2010 foi o primeiro a utilizar Etanol de Cana de Açúcar como combustível. Na maior prova off-road do país, o Rally dos Sertões, Klever é bicampeão da categoria carros e foi o campeão da categoria Etanol em 2010, tendo sido o vice-campeão na classificação geral.

Para acompanhar os comentários de Klever Kolberg sobre o mundo rally acesse siga no Twitter www.twitter.com/kleverkolberg e no Facebook www.facebook.com/kleverkolberg

Para utilização deste texto ou colaborações especiais fazer contato com:
Imprensa Klever Kolberg:
XYZ Live
Rodolpho Siqueira/Marcus Lellis
11. 7283-3715
11. 3144.9927 ou 9975
press@xyzlive.com.br



Itens relacionados:
»05/12/2011 Final do Campeonato Brasileiro de Cross Country
»30/11/2011 Campeonato Brasileiro de Cross Country: Rally dos Amigos
»16/11/2011 Campeonato Brasileiro de Cross Country: Rally das Serras
»08/11/2011 Os favoritos a vitória no Rally Dakar 2012
»25/10/2011 Rally Dakar 2012 - Cyril Despres busca o tetra
»17/10/2011 Rally dos Bandeirantes: Segunda etapa cancelada devido às chuvas
»17/10/2011 Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade - Sete Lagoas, MG
»16/10/2011 Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country
voltar para a página anterior | topo desta página | home do site

Klever Kolberg e Equipe Valtra no Facebook Klever Kolberg e Equipe Valtra no Twitter Klever Kolberg e Equipe Valtra no You Tube Klever Kolberg e Equipe Valtra no Flickr
www.parisdakar.com.br