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Rally Dakar 2012: Especial coluna Klever Kolberg – Aparências enganam
por Assessoria de Imprensa - (imprensa@parisdakar.com.br)09/01/2012
Sem querer fazer crítica ou trocadilho, até outro dia eu jamais escolheria este carro para enfrentar mesmo que um mini atoleiro. Nesta última década de Dakar nos acostumamos a ver robustos 4x4 da Mitsubishi e da Volkswagen dando as cartas neste tipo de desafio. Também sem entrar em maiores detalhes técnicos, nem diminuindo os méritos porque vencer um Dakar não é e nem nunca foi algo que possamos classificar de fácil, aquelas máquinas eram verdadeiros protótipos com a aparência dos modelos que são vendidos nas lojas. Talvez lá nos primórdios desta aventura, em 1979 e 1980, os carros eram mal preparados e praticamente originais. Mas com o prestígio que o evento ganhou e as mudanças no regulamento, além do know-how da engenharia, o cenário atual permite a construção de bólidos com cara de um simples mortal. São verdadeiras obras de arte que incorporam alta tecnologia e materiais especiais, joias raras e, portanto custo estratosférico, para poucos. Então cerca de 50% dos carros que estão na competição são de fato originais com modificação limitada pelas regras de uma categoria exclusiva para reconhecer o resultado destes competidores, mas seu desempenho não permite a disputa das primeiras colocações, justamente para onde está focada a mira dos holofotes da imprensa e dos espectadores. Esta visibilidade e a imagem vitoriosa é um prato cheio para os patrocinadores, atrai investimentos que motivam gente competente, porque naturalmente recursos e uma boa estratégia de marketing não são suficientes para vencer. Equipe, trabalho, talento e comprometimento com uma pitada de sorte já levaram veículos que parecem preferir um piso mais liso, duro e com maior aderência, como Porsche, Peugeot ou Citroën, ao degrau mais alto do pódio do rally mais difícil do mundo. No caso da Mini, como a marca foi adquirida pela BMW que já tinha uma equipe de ponta, o caminho trilhado foi aproveitar toda a experiência anteriormente adquirida com o X5 e o X3. O resultado nós estamos vendo, um Mini que parece ter tomado anabolizantes e frequentado a academia. Para acompanhar os comentários de Klever Kolberg sobre o mundo siga no Twitter www.twitter.com/kleverkolberg e no Facebook www.facebook.com/kleverkolberg Para utilização deste texto ou colaborações especiais fazer contato com: Imprensa Klever Kolberg: XYZ Live Rodolpho Siqueira/Marcus Lellis Itens relacionados: »08/01/2012 Rally Dakar 2012: Especial coluna Klever Kolberg – Merecido descanso »07/01/2012 Rally Dakar 2012: 7ª etapa carros – Vitória do Nasser »07/01/2012 Rally Dakar 2012: 7ª etapa Motos – Vitória de Coma, mas Despres é o líder »07/01/2012 Rally Dakar 2012: Especial coluna Klever Kolberg – Grandes desafios »06/01/2012 Rally Dakar 2012: Coluna Klever Kolberg – Vírus do deserto »06/01/2012 Rally Dakar 2012: 6ª etapa é cancelada devido a neve »05/01/2012 Rally Dakar 2012: 5a etapa Caminhões »05/01/2012 Rally Dakar 2012 – 5ª etapa – Carros – Vitória do Mini de Holowczyc |