|
Notícias
Rally Dakar 2015: Carros – Mini x Peugeot
por Assessoria de Imprensa - (imprensa@parisdakar.com.br)02/01/2015
A X-Raid volta muito forte. Além de Roma, que venceu também o Dakar 2004 com uma motocicleta KTM, o time alemão conta com o argentino Orlando Terranova e o polonês Krzysztof Holowczyc. O campeão de 2011 e terceiro colocado em 2014, o catariano Nasser Al Attiyah, montou uma estrutura própria para não ter de obedecer ordens externas. Todos decidiram pelo protótipo Mini ALL4 Racing, dono de três vitórias consecutivas (2014 com Roma, 2012 e 2013 com Peterhansel). O carro é muito confiável, equilibrado e rápido graças ao motor BMW 3.0 Turbo Diesel, considerado um dos melhores dentro do atual regulamento, tanto que outras marcas também decidiram equipar seus carros com este gerador de força. Se o Mini já comprovou seu potencial, o retorno da Peugeot foi a grande surpresa do ano. Por si só a notícia da volta da fábrica francesa, que já havia conquistado os títulos do Dakar em 1987 e 1988 com o modelo 205 T16 e em 1989 e 1990 com o 405 T16, já foi uma grande novidade. Mas as surpresas não pararam por ai. 25 anos após sua última vitória com o finlandês Ari Vatanen, a marca do Leão decidiu investir num carro completamente novo, batizado de 2008 DKR. O projeto é bastante ousado, assim como o objetivo, a vitória no Dakar 2015. Para mostrar que não está de brincadeira, o leão mostrou suas garras com a contratação de três grandes estrelas que juntas já subiram ao degrau mais alto do pódio por 17 vezes: Stéphane Peterhansel, o espanhol Carlos Sainz, e fazendo sua estreia nas quatro rodas, o francês Cyril Despres. Stéphane Peterhansel é dono do recorde de títulos na prova (seis com motos e cinco com carros). Ele formará dupla com seu fiel escudeiro, o também francês Jean-Paul Cottret. A Peugeot parece ter aproveitado o “obrigatório” vice em 2014 não muito bem assimilado por Peterhansel. O espanhol Carlos Sainz é bicampeão mundial de Rally e vencedor do Dakar 2010. Além da incrível habilidade como piloto, Sainz participou do desenvolvimento de várias máquinas campeãs, como o Touareg e o Polo R WRC da Volkswagen. A decisão por fazer um carro para Despres foi uma grande surpresa. O francês conquistou em 2013 sua quinta vitória na categoria Moto do Dakar, todas com a KTM. Na edição de 2014 do rali, Despres fez sua estreia na Yamaha, e se mostrava animado em continuar sobre as duas rodas, com objetivo de tentar alcançar o recorde de vitórias da categoria, que é do conterrâneo e agora companheiro de equipe Stéphane Peterhansel. Calma, as novidades não terminaram. Pela primeira vez a equipe francesa preparou um carro com tração 4x2, ao contrário de seus antecessores que eram bólidos 4x4. Pensando em peso, curso de suspensão e algumas dimensões, os franceses optaram pela tração traseira, e consequentemente o carro foi equipado com pneus Michelin de 37 polegadas de diâmetro (quase 94 cm). O resultado não se parece com nenhum outro projeto 4x2. As recentes experiências de Carlos Sainz pilotando buggies 4x2 no Dakar 2013 e 2014 com certeza foram valiosas para o desenvolvimento do jovem leão, que começou a ser preparado em grande segredo desde setembro de 2013. E vem mais. Pela primeira vez a Peugeot utilizará um motor diesel no Dakar. Fica então para comprovar durante a prova, além da performance do carro, a capacidade de adaptação de Peterhansel que pela primeira vez pilota um 4x2 e Despres como piloto na categoria. Mas não é apenas a nova equipe que está de olho no título dos carros. O sul-africano Giniel De Villiers, vencedor do Dakar 2008, vem com um Toyota totalmente reestruturado. Também com um carro cheio de novidades vem o americano Robby Gordon, que terminou em terceiro em 2009. Ele vem com o objetivo de um triunfo na edição 2015 do Dakar. Quem também parte para a Argentina de olho em um bom resultado é a dupla brasileira Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, da equipe Mitsubishi, com o ASX Racing Diesel. O time preparou um segundo carro para o português Carlos Souza. Outro brasileiro na categoria é Du Sachs, navegador do português Ricardo Leal, com um Nissan Navarra V8. Du foi chamado às pressas para substituir seu conterrâneo Maykel Justo, que abriu mão da competição devido a um compromisso profissional. Itens relacionados: »03/01/2015 Rally Dakar 2015: Argentina, a terra do Rally »01/01/2015 Rally Dakar 2015: Motos – Marc Coma tenta a quinta vitória »30/12/2014 Rally Dakar 2015 – A sétima edição na América do Sul »29/12/2014 Rally Dakar 2015: Novidades na lista de brasileiros »21/11/2014 Rally Dakar 2015: Presença brasileira »19/11/2014 Rally Dakar 2015: Honda South America Rally Team »02/09/2014 Rally dos Sertões 2014 em números »31/08/2014 Rally dos Sertões – 7ª etapa – Carro: Decisão controversa muda resultado da categoria carros |