
|
Notícias
Volkswagen no Dakar 2008
por Assessoria de imprensa - (imprensa@parisdakar.com.br)
03/01/2008
 Carlos Sainz / Michel Périm Foto: Divulgação
 Volkswagen Touareg Foto: Divulgação
 Carlos Sainz/Kris Nissen Foto: Divulgação
|
A equipe Volkswagen vem pelo 5o ano consecutivo ao Dakar, com a difícil missão de quebrar os oito anos de domínio da Mitsubishi. Se ela conseguir o feito, será a primeira vez que um veículo diesel vence a prova.
A história da Volkswagen no Dakar começou extra-oficialmente, quando a dupla Kottulinsky/Luffelmand venceu a segunda edição da prova, em 1980, com uma espécie de jipe da marca. Oficialmente a fábrica alemã veio ao Dakar em 2004, liderada pela alemã Jutta Kleinschmidt (única mulher a vencer a prova, na edição de 2001, com Mitsubishi), pilotando o Volkswagen Tarek, um buggy, tração em apenas duas rodas, com motor diesel. A partir de 2005 adotou o Touareg, mas o veículo utilizado no Dakar tem apenas o nome e o logo de semelhança com o modelo comercializado nas lojas.
Ano após ano os alemães vem melhorando seu resultado. Em 2007 a equipe bateu na trave, ficando com a segunda colocação, com o sul-africano Giniel de Villiers ao lado do alemão Dirk von Zitzewitz, que pelo terceiro ano fazem parte da equipe e são considerados favoritos.
O espanhol Carlos Sainz, 45 anos, bicampeão mundial no WRC, conquistou o Campeonato Mundial de Rally Cross Country 2007 é uma das forças da equipe. Ele fará sua terceira largada, uma mostra que a falta de experiência na areia e dunas não é mais seu ponto fraco. Nas entrevistas antes da prova, disse estar preparado para vencer, e que durante todo o ano a equipe fez testes, chegando com um carro perfeito: veloz e resistente. Seu navegador será o francês Michel Périn, tricampeão com o piloto Pierre Lartigue, 1994, 1995 e 1996, durante a supremacia da Citroën.
Para completar a equipe oficial, com quatro carros, vem as duplas formadas pelo americano Mark Miller, ao lado do sul-africano Ralph Pitchford e da dupla de estreantes alemães Dieter Depping/Timo Gottschalk.
Para esta edição o time vem reforçado e promete ter igualado o ponto forte de seu adversário, a resistência e confiabilidade do conjunto. O carro é equipado com o motor 2.5 litros de cinco cilindros, TDI-Diesel, bi-turbo, que desenvolve 280 hp.
O diretor da equipe Volkswagen, o alemão Kris Nissen, disse que para a equipe vencer, precisará que todos façam um trabalho perfeito durante as duas semanas de competição. “Na Fórmula 1, no WRC ou no DTM, se você tiver um pequeno problema estomacal, você pode se recuperar na prova seguinte. No Dakar o cronômetro não para, é similar às 24 horas de Le Mans, mas com 15 dias. Portanto, não basta apenas pilotos e co-pilotos cumprirem seu papel, todo time precisa ser perfeito”, disse.
A Volkswagen também terá a equipe satélite do português Carlos Souza. Em 2007 Souza chegou a empolgar seus fãs nos primeiros dias, quando liderou a prova. Depois problemas mecânicos e um episódio estranho nas dunas, durante uma tempestade de areia, suas chances de vitória foram demolidas e ele terminou na sétima colocação. Ele declarou aos jornais portugueses que está mais preparado e confiante, já que participou de todos os testes, junto com a equipe oficial. O alemão Andréas Schultz, que já sentiu o sabor da vitória por duas vezes, em 2001 ao lado de Jutta Kleinschmidt e em 2003 com Hiroshi Masuoka, será seu navegador.
Itens relacionados:
»03/01/2008 Mitsubishi mostra suas armas »02/01/2008 Verificações Técnicas e Administrativas »02/01/2008 Segurança na Mauritânia »26/12/2007 Dakar 2008 – Problemas na Mauritânia »21/12/2007 Feliz Natal »18/12/2007 Luto no Rally Brasileiro »17/12/2007 Dakar 2008 – Brasileiros em preparação 02 »14/12/2007 Dakar 2008 – Brasileiros em preparação 01
|
|