
|
Notícias
Rally da Europa Central – Resultado da 5a. etapa
por Assessoria de imprensa - (imprensa@parisdakar.com.br)
24/04/2008
 Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret Foto: Divulgação
 Dieter Depping Foto: Divulgação
|
A 5a. etapa do Rally da Europa Central teve 317 quilômetros formando um laço com largada e chegada na cidade de Veszprem, na Hungria. Como nas etapas anteriores ela teve duas especiais: a primeira, mais longa, com 157 quilômetros e a segunda com 54 quilômetros.
Veja o que aconteceu em cada categoria.
Motos:
O esloveno Jaroslav Katrinak da KTM, que ocupava a vice-liderança da prova, cometeu um erro de navegação durante a etapa anterior, mesmo erro cometido por outros 37 concorrentes e começou o dia com o pé esquerdo, recebendo uma penalização de uma hora. Ele também foi penalizado com 10 minutos extras por ter utilizado pneus não permitidos pelo regulamento. Resultado, Katrinak despencou para 32a. colocação. Outro piloto que estava entre os líderes e recebeu uma hora por perder um waypoint foi o americano Jonah Street, da KTM.
Assim o chileno Francisco Lopez, também da KTM, assumiu a segunda colocação na prova. Provando sua competência, ele também foi o mais rápido na primeira especial, seguido de Street e do líder do rali, o francês David Casteu, com KTM, que com o rebaixamento de Katrinak pode respirar mais aliviado.
Na segunda especial Katrinak foi o mais rápido, seguido de Casteu e de Lopez. Na soma dos tempos das duas especiais, Casteu venceu a etapa, à frente de Lopez e do espanhol Pellicer, com Yamaha.
No acumulado das 5 etapas, Casteu lidera, seguido de Lopez, que está à 4 minutos e 39 segundos do líder e a terceira colocação do pódio passou para o francês Alain Duclos, com KTM, 15 minutos e 9 segundos atrás de Casteu.
O brasileiro José Hélio foi bem na primeira especial, ficando com a 10a. colocação, e ficando com a 21a. colocação na segunda especial. Devido a problemas de cronometragem, a organização não informou sua classificação no acumulado.
Carros:
Após a vitória na segunda especial da 4a. etapa, o piloto do Quatar, Nasser Al Attiyah, teve problemas mecânicos em sua BMW, próximo ao km 12 da primeira especial. Ele ocupava a 4a. colocação e viu suas chances de finalizar a prova com um pódio praticamente desaparecerem.
No km 122 foi a vez do sul-africano Giniel De Villiers capotar com seu Volkswagen Touareg. Apesar dos estragos no carro, ele e seu co-piloto saíram ilesos do acidente, mas também viram a 2a. colocação na prova se tornar fumaça. Eles ficaram no local aguardando a equipe de assitência para tentar reparar o carro e seguir na prova.
Por outro lado, após terminar a etapa anterior na 10a. colocação devido a problemas nos freios, o americano Robby Gordon venceu a primeira especial com seu Hummer com tração em duas rodas, 12 segundos a frente do espanhol Carlos Sainz, da Volkswagen, e 1 minuto e 19 segundos a frente do espanhol Nani Roma, da Mitsubishi.
Entretanto o principal fato foi um furo de pneu e a dificuldade para colocar o estepe que o francês Stéphane Peterhansel da Mitsubishi enfrentou, tendo como resultado a perda da liderança da prova para Sainz. Peterhansel terminou a primeira especial na 7a. colocação, 3 minutos e 57 segundos mais lento que Sainz, que passou a liderar com 3 segundos de vantagem sobre o francês.
Nada contente com o resultado, Peterhansel deu tudo o que tinha na segunda especial, sendo o mais rápido, 25 segundos a frente de Sainz e 35 segundos mais rápido que Roma. Com este resultado Peterhansel recuperou a liderança e tem 22 segundos de vantagem sobre Sainz e 2 minutos e 38 segundos sobre Roma, que pela primeira vez passa a fazer parte do pódio.
Caminhões:
Devido a uma solicitação de todos os competidores e também por precauções técnicas, a segunda especial de 53 quilômetros foi cancelada para a categoria.
O líder do rally, o holandês Hans Stacey, venceu mais uma com seu MAN, 4 minutos e 58 segundos a frente do tcheco Loprais, com Tatra, e 07 minutos e 19 segundos a frente do holandês Van Ginkel, com Ginaf.
Com este resultado a diferença entre Stacey e seu adversário mais próximo, Van Ginkel, é enorme, 23 minutos e 53 segundos. Com a seqüência de ótimos resultados, Loprais volta a fazer parte do pódio, a 42 minutos e 35 segundos do líder.
O Tatra da Equipe Petrobras Lubrax andou forte na etapa e ficou com a 9a. colocação. Após 5 etapas o trio André Azevedo/Maykel Justo/Mira Martinec, em recuperação, subiu da 25a. para a 21a. colocação.
Itens relacionados:
»27/04/2008 Rally da Tunísia – 2a. etapa »26/04/2008 Casteu e Sainz vencem o 1o. Rally da Europa Central »25/04/2008 Percurso do Rally dos Sertões 2008 »25/04/2008 6a. etapa do Rally da Europa Central - Sainz assume a ponta »24/04/2008 Rally da Tunísia – Resultado do Prólogo »23/04/2008 Rally da Europa Central – Resultado da 4a. etapa »23/04/2008 Rally da Europa Central – 4a. etapa »23/04/2008 Rally da Tunísia – 1a. etapa do Mundial de Cross Country
|
|