
|
Notícias
6a. etapa do Rally da Europa Central - Sainz assume a ponta
por Assessoria de imprensa - (imprensa@parisdakar.com.br)
25/04/2008
 Carlos Sainz/Michel Périn Foto: Divulgação
 Stéphane Peterhansel Foto: Divulgação
 David Casteu Foto: Divulgação
|
A 6a. e penúltima etapa do Rally da Europa Central aconteceu nesta sexta-feira, dia 25/04. Ela repetiu o percurso da etapa anterior, com teve 317 quilômetros formando um laço com largada e chegada na cidade de Veszprem, na Hungria. Também como nas etapas anteriores ela teve duas especiais: a primeira, mais longa, com 157 quilômetros e a segunda com 54 quilômetros.
Veja o que aconteceu em cada categoria.
Motos:
O francês Cyril Despres foi o mais rápido na primeira especial, 1 minuto e 32 segundos à frente do esloveno Jaroslav Katrinak e 1 minuto e 52 segundos à frente do francês Alain Duclos, todos com KTM.
O líder da competição, o francês David Casteu, tratou de administrar sua vantagem sobre seu principal rival, o chileno Francisco Lopez, ambos também pilotando KTM. Despres ficou com a 7a. colocação, perdendo 19 segundos para Lopez, que foi o 6o.
Todos pilotos criticaram o péssimo estado do traçado, que já tinha grandes erosões e valas criados pela utilização no dia anterior. Para as motos outro grande adversário tem sido o frio, que apesar da primavera no hemisfério Norte, as temperaturas estão próximas a zero.
O show de Despres continuou na segunda especial, o francês foi o mais rápido, novamente foi seguido por Katrinak, com Casteu em terceiro e Lopez em quarto. Na soma dos tempos o pódio da etapa foi formado por Despres, Katrinak e Duclos.
Na classificação acumulada Casteu conserva a liderança, 4 minutos e 28 segundos à frente de Lopes. Com as constantes performances entre os primeiros, Despres se recuperou do erro no segundo dia de prova e subiu para a terceira colocação, 12 minutos e 11 segundos atrás do líder.
A má notícia para o Brasil veio da etapa anterior, quando José Hélio, único piloto brasileiro que estava disputando a categoria motos, foi obrigado a abandonar a prova na segunda especial, devido a uma série de problemas elétricos em sua Honda CRF 450X. José Hélio retorna ao Brasil na próxima terça-feira com pensamentos voltados para o Rally do Sertões, onde ele é o atual campeão.
Carros:
A primeira etapa foi marcada pela intensa disputa entre os dois líderes do rali: o francês Stéphane Peterhansel da Mitsubishi e o espanhol Carlos Sainz da Volkswagen. Os dois se alternaram na ponta da especial, mas ao final, Sainz conseguiu ser 28 segundos mais rápido que Peterhansel, ficando a terceira colocação para o francês Guerlain Chicherit, da BMW, 2 minutos e 1 segundo atrás de Sainz. Isto significa que o espanhol, conhecido por “El Matador”, graças a seus dois títulos no WRC, assumiu provisória mente a liderança do rali, 6 segundo à frente de Peterhansel.
O espanhol Nani Roma, da Mitsubishi, que ocupava a terceira colocação da prova, teve de parar com problemas na caixa de direção, perdendo muito tempo para fazer reparos.
A disputa entre os líderes continuou forte na segunda especial, mas o americano Robby Gordon chegou com seu Hummer de “penetra” na festa e foi o mais rápido, apenas 1 segundo à frente de Sainz. O espanhol novamente mostrou sua categoria e foi o mais rápido que Peterhansel, com pequena margem, apenas 12 segundos.
Com este resultado, Sainz foi 40 segundos mais rápido que Peterhansel na soma das duas especiais, e se confirmou na liderança do rali, com 18 segundos de vantagem sobre o francês.
A terceira posição do pódio também mudou. Com os problemas mecânicos de Roma, a disputa ficou entre o alemão Dieter Depping, da Volkswagen, e o francês Luc Alphand, da Mitsubishi. O alemão levou a melhor na etapa, 6 segundos mais rápido e no acumulado tem 7 segundos de vantagem.
Com diferenças tão pequenas após quase 10 horas de especiais, a emoção está garantida até o último quilômetro de prova, neste Sábado, dia 26.
Caminhões:
A exemplo do que aconteceu na etapa anterior, novamente os organizadores decidiram cancelar a segunda especial, com 53 quilômetros, para a categoria.
O líder do rally, o holandês Hans Stacey, venceu mais uma com seu MAN. Das seis etapas realizadas, em cinco ele foi o mais rápido. Desta vez ele chegou 6 minutos e 48 segundos a frente do tcheco Loprais, com Tatra, e 07 minutos e 48 segundos a frente do holandês Van Ginkel, com Ginaf.
O Tatra da Equipe Petrobras Lubrax novamente fez uma boa prova e o trio André Azevedo/Maykel Justo/Mira Martinec ficou com a 7a. colocação, 15 minutos e 17 segundos atrás do vencedor da etapa.
Com este resultado a diferença entre Stacey e seu adversário mais próximo, Van Ginkel, é de 31 minutos e 41 segundos. Loprais é o terceiro, 49 minutos e 23 segundos do líder.
Após 6 etapas o trio André Azevedo/Maykel Justo/Mira Martinec, que já recuperou 23 posições, subiu para a 16a. colocação. Ele está 2 horas 29 minutos e 34 segundos atrás do líder.
“Tivemos que dosar o acelerador por conta de problemas com o freio no dia anterior. Como fizemos o mesmo trecho da etapa de ontem, eu já sabia que deveria poupar os freios de outro superaquecimento. Estamos em uma região de colinas e muitas curvas, exigindo uma pilotagem mais cautelosa nesse sentido. Mas o grande ‘vilão’ do dia foi a poeira. Os caminhões andaram muito próximos e isso atrapalha a visão do trajeto”, contou André Azevedo.
Itens relacionados:
»27/04/2008 Rally da Tunísia – 2a. etapa »26/04/2008 Casteu e Sainz vencem o 1o. Rally da Europa Central »25/04/2008 Percurso do Rally dos Sertões 2008 »24/04/2008 Rally da Tunísia – Resultado do Prólogo »24/04/2008 Rally da Europa Central – Resultado da 5a. etapa »23/04/2008 Rally da Europa Central – Resultado da 4a. etapa »23/04/2008 Rally da Europa Central – 4a. etapa »23/04/2008 Rally da Tunísia – 1a. etapa do Mundial de Cross Country
|
|