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ASO entregará os restritores em setembro
por Assessoria de Imprensa - (imprensa@parisdakar.com.br)
09/06/2009
 David Castera Foto: Divulgação
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A ASO anunciou que para o Dakar 2011, apenas motos com motores até 450cc serão autorizadas a competir, mas os pilotos amadores que possuem as KTM mais poderosas (525, 530, 640, 660) ainda podem competir com elas no Dakar 2010, com um restritor de admissão instalado.
David Castera, ex-piloto de motos e atual responsável pela área esportiva do Rally Dakar, respondeu a várias questões colocadas pelos concorrentes.
1 – Por que o regulamento limita os motores a 450cc?
“Nós queremos uma corrida com maior número de competidores com reais chances de vitória, o que acontecerá se estiverem competindo com máquinas similares. Para alcançar este objetivo, os novos construtores devem ser capazes de chegar a Dakar com a verdadeira ambição. Sabemos que a solução é limitar a motores 450cc”.
Como é que os pilotos com motos maiores podem obter o restritor?
“Estamos trabalhando com um preparador especializado em engenharia de motores, o UTAC - que é um laboratório independente de análise técnica, bem como um perito da União Européia. Ele será responsável pelo desenvolvimento do restritor que deve ser instalado em motores acima de 450cc. Após esta validação, a ASO irá entregar esses restritores durante o mês de setembro, em tempo para os pilotos começarem a preparar as suas máquinas. O sistema é muito rápido e simples de instalar, só leva cerca de dez minutos para se ajustar a uma moto, semelhante ao utilizado nos carros. Uma vez instalado, ele será visível, permitindo aos fiscais uma verificação para que não seja removido”.
Como funciona?
“O restritor é um anel de alumínio para ser colocado entre o carburador e do filtro de ar. Em termos concretos, do fluxo de ar será reduzido pelo menor diâmetro do anel, resultando num desempenho equivalente ao das motos com motores de 450cc. Em termos de pura energia, a 660cc terá ainda uma ligeira vantagem, de forma a compensar a diferença de peso”.
Que efeitos é que o restritor têm sobre o equilíbrio mecânico do motor?
“Não haverá qualquer efeito em todos. Pelo contrário, por minimizar a carga sobre o motor, é quase como se o piloto estivesse tentando economizar o equipamento. O risco de superaquecimento é reduzido e a confiabilidade permanecerá intacta”.
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