Rally Paris-Dakar, WRC, Klever Kolberg, Palestras, Treinamentos, Equipe Petrobras Lubrax e notícias do mundo do rali

Notícias


A logística de uma equipe no Rally dos Sertões
por Assessoria de Imprensa - (imprensa@parisdakar.com.br)
24/06/2009


Caminhão de apoio
Foto: Divulgação



Carlos Sainz/Lucas Cruz Senra
Foto: Divulgação


Além dos três protótipos Race Touareg , a equipe Volkswagen tem uma lista de 60 páginas com os itens que são transportados em sete caminhões (quatro de assistência e três de serviço) para dar apoio no Rally dos Sertões. Neste catálogo estão registrados itens que aparentemente parecem um exagero – "170 rodas já montadas, com os respectivos pneus” – mas que compõem um cenário estudado cuidadosamente. As peças de reposição, na verdade, ocupam grande espaço e somam nada menos que 30 toneladas.
Além disso, a equipe conta com quatro vãs de serviço e três Crossfox. No conjunto, trata-se de uma pequena frota de veículos super especializados.

A logística de uma equipe de ponta é complexa. Somente para mandar todo o equipamento para o Brasil, o time precisou de três semanas de trabalho. Este período inclui carregar, descarregar e completar os trâmites de alfândega. Os quatro caminhões de assistência, as quatro vans, o combustível e as rodas e pneus seguiram via marítima. Os três Race Touareg viajaram por via aérea.

Até o final do Sertões, os veículos de apoio vão completar mais de 10.000 quilômetros desde a chegada a São Paulo, a passagem por Goiânia, a rota do Sertões (5.036 km) e a volta de Natal até São Paulo. É algo próximo a um quarto da distância de uma volta ao mundo.

Os três caminhões de serviço carregam as ferramentas e peças de reposição para os três Touareg. Um quarto caminhão de apoio é equipado com uma cozinha e dois chuveiros, e ainda carrega permanentemente 1.000 litros de água usada para consumo dos membros do time e para lavar todos os três carros todos os dias. Outros dois caminhões levam apenas carga: 5.600 litros de diesel e pneus.

Todos os caminhões do time contam com um kit de ferramentas que, entre outras coisas, é composto por 27 pares diferentes de alicates, 58 chaves de porca e chaves inglesas, além de 48 chaves de fenda de tamanhos e tipos variados. Mas, curiosamente, o lote todo conta apenas com nove ferramentas especiais. Além disso cada mecânico tem um kit de ferramentas próprio com equipamentos específicos usados em seu trabalho.

Prevendo situações críticas, os 35 membros do time contam com uma barraca individual equipada com saco de dormir e colchonete. A prevenção parece mesmo ser a chave do sucesso do time vencedor do Sertões em 2008: a equipe pode trabalhar ininterruptamente graças a geradores de força que a tornam auto-suficiente em energia elétrica, e que são capazes de iluminar todo o acampamento e a oficina.



Itens relacionados:
»24/06/2009 Rally dos Sertões - Jean Azevedo vence super prme
»23/06/2009 Rally Sertões 2009 começa nesta terça-feira
»23/06/2009 Ação ambiental do Rally dos Sertões
»22/06/2009 Rally dos Sertões - Aprenda a linguagem
»22/06/2009 Rally dos Sertões pode ajudar mais de 700 entidades carentes
»21/06/2009 Guerlain Chicherit vence o Rally Transibérico
»21/06/2009 Guiga e Coelho desistem do Rally Transibérico
»19/06/2009 Rally Transibérico – 2ª. etapa
volta | topo | home