Rally Paris-Dakar, WRC, Klever Kolberg, Palestras, Treinamentos, Equipe Petrobras Lubrax e notícias do mundo do rali

Notícias


ASO ameniza mudança do regulamento motos do Dakar
por Assessoria de Imprensa - (imprensa@parisdakar.com.br)
07/08/2009


Rally Dakar
Foto: Divulgação



Caminhão de Apoio a Clientes KTM
Foto: Divulgação


No início do mês de junho, a ASO, organização do Rally Dakar, divulgou uma drástica mudança no regulamento motos, praticamente banindo as motocicletas com motores acima de 450cc. Isto acabou gerando uma série de discussões e protestos por parte de competidores, preparadores e em especial da equipe oficial da KTM, que tem oito vitórias consecutivas no Dakar e decidiu abandonar a competição.

Inicialmente, na próxima edição da prova, que acontecerá em janeiro de 2010 na Argentina e Chile, os pilotos profissionais só poderiam competir com motos de até 450cc.

No final de julho a ASO reviu sua posição, criando um novo calendário, dando mais tempo para que todos se adéqüem às mudanças. Veja o que foi estabelecido:

Para o Dakar 2010, a ASO criou um lista de pilotos denominada Elite. Estes pilotos podem participar do Dakar 2010 com motos de até 450 cc ou maiores, sendo que neste segundo caso, deverão instalar um restritor de admissão que reduz a potencia das motos maiores, às igualando a uma 450cc.
Os demais pilotos estão livres para escolher a moto que quiserem, sem a necessidade da instalação do restritor.
Para o Dakar 2011, os pilotos da lista Elite só poderão competir com motos de até 450cc. Os outros pilotos podem correr com motos maiores, mas então será a vez deles instalarem o restritor que iguala potencia da motos.
Finalmente, para o Dakar 2012, todos os pilotos deverão competir com motos de até 450cc, não sendo mais admitidas as motos maiores.
Este restritor está sendo desenvolvido sobre supervisão da própria ASO, que deve começar a entregá-lo ainda no mês de agosto.
A KTM manteve a retirada da sua equipe oficial da competição, mas já anunciou que estará presente no Dakar 2010 com seus caminhões realizando o tradicional esquema de apoio e transporte de peças para seus clientes. Esta decisão deverá ajudar aos concorrentes que já haviam realizado sua inscrição, contando com a disponibilidade deste serviço.
Veja abaixo a lista dos pilotos Elite. Entre eles estão dois brasileiros: José Hélio, atual penta-campeão do Rally dos Sertões, e Jean Azevedo, que irá competir na categoria carros. A ASO poderá alterar esta lista, acrescentando novos nomes em função dos resultados das provas internacionais.

Alain Duclos
Bell Robby
Cyril Despres
David Casteu
David Fretigne
Einars Vinters
Fabien Planet
Francisco Lopez
Frans Verhoeven
Gera Farres Guell
Helder Rodrigues
Henk Knuiman
Jacek Czachor
Janis Vinters
Jean de Azevedo
Johnny Campbell
Jonah Street
Jordi Viladoms
Jose Helio Rodrigues Filho
Marc Coma
Marek Dabrowski
Martin Macek
Matteo Graziani
Michel Marchini
Mike Childress
Miran Stanovnik
Norman Kendall
Olivier Pain
Pal Anders Ullevalseter
Paulo Goncalvez
Quinn Cody
Ruben Faria
Steve Hengeveld
Thierry Bethys
Thomas Berglund




Itens relacionados:
»03/08/2009 Rally Dakar no Dia do Pais
»23/07/2009 Luc Alphand se recupera de acidente
»16/07/2009 ESPN Brasil exibe 5ª etapa do Brasileiro de Rally
»06/07/2009 Rally terminou, mas ações sociais continuam.
»03/07/2009 Rally dos Sertões – Final - Carros e Caminhões
»03/07/2009 Final do Rally dos Sertões – Motos e Quadris
»03/07/2009 Rally dos Sertões – Carros e Caminhões - 9ª. etapa
»03/07/2009 Rally dos Sertões – Motos e Quadris - 9ª. etapa
volta | topo | home