|
Notícias
Exposição do Mitsubishi Pajero Sport que competiu no Dakarpor Assessoria de Imprensa - (imprensa@parisdakar.com.br) 20/05/2010
A Cardinal fica na Av. Ordem e Progresso, 240, próxima a Ponte do Limão na Marginal Tietê, na capital de São Paulo. O carro que competiu no Rally Dakar 2010 ficará na loja até dia 05 de junho. O Mitsubishi Pajero Sport Flex 2010 foi escolhido para representar o conceito de tecnologia limpa e sustentável do etanol 100% brasileiro tem motor V6, de 3.500 cm³ de cilindrada, original, com 205 cavalos de potência. Ele pode funcionar com etanol ou com gasolina, ou com a mistura de ambos em qualquer proporção. As única alteração no propulsor em relação aos dos veículos de série que também estão na loja, é a substituição do sistema de escape por um com saída lateral, como exige o regulamento da FIA - Federação Internacional do Automóvel. Por conta de o Mitsubishi Pajero Sport Flex ser oferecido apenas na versão automática, a caixa de câmbio hidráulica foi substituída pela de acionamento manual. Na traseira, o sistema de suspensão com eixo rígido foi mantido, mas as molas helicoidais e os amortecedores foram substituídos pelos Öhlins, especiais para competição e colocados dois por roda. Na suspensão dianteira, o conjunto original - independente, com braços triangulares duplos, e barras de torção e estabilizadora - foi mantido, mas os amortecedores também foram substituídos por Öhlins, também dois por roda, como nas picapes Mitsubishi L200 RS (exclusiva para competição), de arquitetura semelhante. No sistema de freios, os discos das quatro rodas foram trocados pelos da Fremax (mesmo fornecedor da Stock Car), desenvolvidos exclusivamente para a prova, e mantidas as pinças originais de dois pistões. As rodas originais aro 17" foram substituídas por aro 16" para utilizar os pneus Pirelli Scorpion MUD, caracterizado por um agressivo desenho de banda de rodagem e que oferece máxima tração, inclusive em terrenos escorregadios e inconsistentes. Para que o veículo tivesse a autonomia de 800 quilômetros exigida pelo regulamento do Dakar, a capacidade do reservatório de combustível teve de ser aumentado dos 90 litros originais para 560. Para isso, o recipiente de fábrica foi retirado e, dentro da própria carroceria, foi construído, sob medida, um tanque de kevlar (fibra de carbono), à prova de colisões e vazamentos. Por fim, vieram os sistemas contra incêndio, com extintores dedicados separadamente ao compartimento do motor e ao habitáculo. Para atender ao regulamento, foi instalada uma gaiola de proteção, com dois banco Sparco e cintos de 5 pontas Sparco, especiais para competição. Ficha técnica Modelo: Pajero Sport Flex 2010 Fabricante: Mitsubishi Motors Preparador: Rally Brasil Motor: Tipo: seis cilindros em V, 3.497 cm3, 24 válvulas, SOHC Potência: 205 cv a 5.000 rpm Torque: 33,5 kgfm @ 3.500 rpm Alimentação: injeção eletrônica multipointo sequencial Magneti Marelli Lubrificantes: Mobil Freios: Dianteiro - discos ventilados Fremax 16", pinças (originais) com 2 pistões Traseiro - discos sólidos Fremax 16", pinças (originais) com dois pistões Suspensão: Dianteira - independente, braços triangulares duplos, quatro amortecedores Öhlins, barra de torção e barra estabilizadora. Traseira - eixo rígido, quatro amortecedores Öhlins com molas helicoidais. Rodas: Liga leve, 16" x 7" Pneus: Pirelli Scorpion Rally Dimensões: Comprimento: 4.720mm Largura: 1.780mm Altura: 1.850mm Rodas: Liga leve 16" x 7" Transmissão: Mecânica, cinco velocidades Tração 4X4, com reduzida Peso bruto: 2.280 kg Desempenho: Velocidade Máxima: 180 km/h Itens relacionados: »13/05/2010 ESPN Brasil exibe o Campeonato Brasileiro de Rally »29/04/2010 Rally Dakar 2011 - Percurso »06/04/2010 Marcos Moraes e Edu Sachs vencem o RN 1500 »23/03/2010 Roteiro do Rally dos Sertões 2010 »23/03/2010 Dakar continua na América do Sul em 2011 »22/03/2010 Chile anuncia acordo inicial para organizar o Rally Dakar 2011 »20/03/2010 Destino do Rally Dakar 2011 continua indefinido »02/03/2010 Klever Kolberg na Race TV |
||