Notícias
Mitsubishi Pajero no TOP Etanol
por Assessoria de Imprensa - (imprensa@parisdakar.com.br)
07/06/2010


Mitsubishi Pajero Sport Flex
Foto: Divulgação


O Mitsubishi Pajero Sport Flex 2010 do Valtra Dakar Eco Team, primeiro carro a competir no Rally Dakar utilizando etanol de cana de açúcar como combustível, estará exposto na premiação da 1ª Edição do Top Etanol, que acontece nesta segunda-feira, dia 07/06, no Via Funchal, em São Paulo – SP.

O Premio TOP ETANOL é uma iniciativa do Projeto AGORA que contemplará os melhores trabalhos acadêmicos, fotográficos e jornalísticos de 2009 sobre o tema “Agroenergia e Meio Ambiente”. Também serão reconhecidas lideranças que contribuíram de forma decisiva para o setor sucroenergético brasileiro.

Os três principais candidatos à Presidência da República se encontram nesta cerimônia.

O Mitsubishi Pajero Sport Flex 2010 foi escolhido para representar o conceito de tecnologia limpa e sustentável do etanol 100% brasileiro tem motor V6, de 3.500 cm³ de cilindrada, original, com 205 cavalos de potência. Ele pode funcionar com etanol ou com gasolina, ou com a mistura de ambos em qualquer proporção.

As única alteração no propulsor em relação aos dos veículos de série que também estão na loja, é a substituição do sistema de escape por um com saída lateral, como exige o regulamento da FIA - Federação Internacional do Automóvel.

Por conta de o Mitsubishi Pajero Sport Flex ser oferecido apenas na versão automática, a caixa de câmbio hidráulica foi substituída pela de acionamento manual.

Na traseira, o sistema de suspensão com eixo rígido foi mantido, mas as molas helicoidais e os amortecedores foram substituídos pelos Öhlins, especiais para competição e colocados dois por roda.

Na suspensão dianteira, o conjunto original - independente, com braços triangulares duplos, e barras de torção e estabilizadora - foi mantido, mas os amortecedores também foram substituídos por Öhlins, também dois por roda, como nas picapes Mitsubishi L200 RS (exclusiva para competição), de arquitetura semelhante.

No sistema de freios, os discos das quatro rodas foram trocados pelos da Fremax (mesmo fornecedor da Stock Car), desenvolvidos exclusivamente para a prova, e mantidas as pinças originais de dois pistões.

As rodas originais aro 17" foram substituídas por aro 16" para utilizar os pneus Pirelli Scorpion MUD, caracterizado por um agressivo desenho de banda de rodagem e que oferece máxima tração, inclusive em terrenos escorregadios e inconsistentes.

Para que o veículo tivesse a autonomia de 800 quilômetros exigida pelo regulamento do Dakar, a capacidade do reservatório de combustível teve de ser aumentado dos 90 litros originais para 560. Para isso, o recipiente de fábrica foi retirado e, dentro da própria carroceria, foi construído, sob medida, um tanque de kevlar (fibra de carbono), à prova de colisões e vazamentos.

Por fim, vieram os sistemas contra incêndio, com extintores dedicados separadamente ao compartimento do motor e ao habitáculo.

Para atender ao regulamento, foi instalada uma gaiola de proteção, com dois banco Sparco e cintos de 5 pontas Sparco, especiais para competição.

Ficha técnica
Modelo: Pajero Sport Flex 2010
Fabricante: Mitsubishi Motors
Preparador: Rally Brasil

Motor:
Tipo: seis cilindros em V, 3.497 cm3, 24 válvulas, SOHC
Potência: 205 cv a 5.000 rpm
Torque: 33,5 kgfm @ 3.500 rpm
Alimentação: injeção eletrônica multipointo sequencial Magneti Marelli
Lubrificantes: Mobil

Freios:
Dianteiro - discos ventilados Fremax 16", pinças (originais) com 2 pistões
Traseiro - discos sólidos Fremax 16", pinças (originais) com dois pistões

Suspensão:
Dianteira - independente, braços triangulares duplos, quatro amortecedores Öhlins, barra de torção e barra estabilizadora.
Traseira - eixo rígido, quatro amortecedores Öhlins com molas helicoidais.
Rodas: Liga leve, 16" x 7"
Pneus: Pirelli Scorpion Rally

Dimensões:
Comprimento: 4.720mm
Largura: 1.780mm
Altura: 1.850mm
Rodas: Liga leve 16" x 7"
Transmissão: Mecânica, cinco velocidades
Tração 4X4, com reduzida
Peso bruto: 2.280 kg

Desempenho:
Velocidade Máxima: 180 km/h


Itens relacionados:
»06/06/2010 Klever Kolberg esteve na Stock Car
»30/05/2010 Vencedores da 1ª etapa do Sertões Series
»28/05/2010 1ª ETAPA SERTÕES SERIES
»28/05/2010 "Europeus terão dificuldade no próximo Dakar", prevê Klever
»26/05/2010 Dakar World Tour no Brasil
»20/05/2010 Exposição do Mitsubishi Pajero Sport que competiu no Dakar
»13/05/2010 ESPN Brasil exibe o Campeonato Brasileiro de Rally
»29/04/2010 Rally Dakar 2011 - Percurso
voltar para a página anterior | topo desta página | home do site