Notícias
Klever Kolberg compete no Rally dos Sertões com carro criado no Brasil
por Assessoria de imprensa - (imprensa@parisdakar.com.br)
26/07/2010

Bicampeão em 1997 e 1998, volta à competição na categoria Etanol

Klever Kolberg esteve em Curitiba-PR visitando a sede da ProMacchina, oficina que criou e está preparando o Protótipo Etanol, carro com que o piloto disputará o próximo Rally dos Sertões.

Esta foi mais uma das etapas que o piloto da Valtra Dakar Eco Team cumpre na preparação para a maior prova off road do Brasil. Bicampeão do Sertões (1997 e 1998), e vice em 2002, Kolberg voltou as competir em janeiro deste ano no Rally Dakar 2010, montando a equipe que foi a primeira a utilizar etanol de cana de açúcar como combustível.

Em seu retorno as competições em solo brasileiro, Klever terá um novo companheiro e um novo carro. Seu navegador será o potiguar Flavio Marinho de França, e o carro é foi criado e desenvolvido pela ProMacchina, oficina do piloto Mauricio Neves.

Klever já havia utilizado os serviços de preparação e apoio mecânico da ProMacchina de 2004 a 2006. Na época Mauricio também participou do Rally dos Sertões como piloto. Nesta edição ele se dedicará exclusivamente a função de chefe da equipe.

O Protótipo Etanol utiliza o cockpit e gaiola de uma L200 RS, o que torna sua aparência muito próxima com a pick-up da Mitsubishi. O motor também é um Mitsubishi, mas o V6 3.5 Flex da Pajero Sport. As suspensões dianteiras e traseiras são independentes, utilizando os agregados e componentes do Evolution, carro de chassi tubular produzido exclusivamente para competição. Os câmbios e diferenciais são da Pajero Full, mas recebem um sistema de blocante para aumentar a performance e resistência.

“O Protótipo Etanol nasceu de uma mistura de ousadia com criatividade, mas também com base na experiência de todos amigos que colaboram com a ProMacchina”, disse o piloto. “O carro tem três pontos muito importantes: 1º utiliza etanol, 2º é inovador, 3º é econômico e viável, mas será um carro mais leve, mais estável e mais rápido do que o utilizado no Dakar”, completou Klever.

A ProMacchina foi a ultima equipe brasileira a vencer o Rally dos Sertões na geral da categoria Carros. A vitória aconteceu em 2007, com Mauricio pilotando. Nos anos seguintes, 2008 e 2009 a equipe oficial da Volkswagen venceu. “Em 2007 realizei um grande sonho, vencer o Rally dos Sertões pilotando um carro preparado pela minha própria equipe, agora realizo o sonho de ver um carro que construímos na competição”, disse Mauricio Neves, que participou do Rally dos Sertões 2009 e do Rally Dakar 2010 pela equipe oficial da fábrica alemã e atualmente disputa o Campeonato Brasileiro de Rally.

Configuração padrão para os principais pontos do Protótipo Etanol:

Motor: Mitsubishi 3.5 – 6 cilindros em V, Flex
Eletrônica programável de competição
Ventoinha dupla elétrica com sistemas individuais de acionamento
Potência: 240 HP/5500 RPM
Cambio e caixa de transferência Mitsubishi com opções de tração 4x2, 4x4, 4x4 bloqueado e 4x4 reduzido
Diferenciais com blocantes
Embreagem multidisco para até 100 kilos de torque
Tanque: 350 L para autonomia de 500 km em ritmo de competição
Sistema duplo para bombas de combustível
Suspensão independente dianteira e traseira
2 amortecedores Ohlins por roda
Freio a disco nas 4 rodas
Macaco Hidráulico
Velocidade Máxima: 180 km/h
Peso bruto: 1.875kg
Comprimento: 4.475mm
Largura: 1.990mm
Altura: 1.850mm
Base: 2.900mm
Rodas: 7” X 16”
Chapão protetor inferior
Pranchas de desencalhe
Gaiola de segurança padrão FIA
Esta será a 18ª edição do Rally dos Sertões, maior aventura do off road brasileiro, que comemora a maioridade com o percurso mais longo de sua história, serão 4.593,42 km. A largada acontece no dia 10 de agosto, em Goiânia (GO), passando por Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí, terminando em Fortaleza (CE) no dia 20.

O Valtra Dakar Eco Team é patrocinado por Valtra, BASF, Cosan e Mobil Super Flex, e apoiado por Artfix, Sparco, Arycom, TRC Telecom / Motorola e Unica.

No Rally dos Sertões o carro da Valtra Dakar Eco Team será um Protótipo Etanol by ProMacchina motor V6 Flex. O carro foi preparado pela Promacchina, que também fará todo o apoio durante a competição.



Itens relacionados:
»26/07/2010 Klever Kolberg volta a competir no Rally dos Sertões
»22/07/2010 ECPA e Klever juntos no Rally dos Sertões
»21/07/2010 Palestra para a FIEAM em Manaus
»19/07/2010 Klever Kolberg volta a competir no Rally dos Sertões
»25/06/2010 Rally dos Sertões - 188 competidores
»14/06/2010 Mitsubishi Cup – Mafra - 3ª etapa
»08/06/2010 Roteiro do Rally dos Sertões
»07/06/2010 Mitsubishi Pajero no TOP Etanol
voltar para a página anterior | topo desta página | home do site