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Klever comenta as etapas do Rally dos Sertõespor Assessoria de imprensa - (imprensa@parisdakar.com.br) 27/07/2010 Veja os detalhes e os comentários do piloto Klever Kolberg, da Valtra Dakar Eco Team Rally dos Sertões 2010 Dia 10/08 – Largada promocional e Super prime – Goiânia 1º dia (11/08, quarta-feira) - Goiânia (GO) - Caldas Novas (GO) DESLOCAMENTO INICIAL: 34,40 km ESPECIAL CONTRA O RELÓGIO: 133,60 km DESLOCAMENTO FINAL: 36,66 km Total - 204,72km “Teremos estradinhas travadas com muita navegação, tendo cascalho como piso predominante, bastante técnico, muitos riachos, pedras e muitaslombas e lombadas, porém não é quebradeira, um dia para pegar ritmo”, comentou Klever. 2º dia (12/08, quinta-feira) - Caldas Novas (GO) - Unaí (MG) DESLOCAMENTO INICIAL: 39,33 km ESPECIAL CONTRA O RELÓGIO: 214,32 km DESLOCAMENTO FINAL: 192,52 km Total - 446,17 km “Aos poucos as dificuldades crescem. A distancia da especial praticamente dobra, as erosões começam cruzar nosso caminho, pedras, cascalho. Segundo a Dunas, teremos muitas trilhas por fazendas e trechos de serra. É uma especial muito seletiva e terá de tudo um pouco”, comentou Klever. 3º dia (13/08, sexta-feira) - Unaí (MG) - Alto Paraíso de Goiás (GO) DESLOCAMENTO INICIAL: 29,65 km ESPECIAL CONTRA O RELÓGIO: 220,05 km DESLOCAMENTO FINAL: 167,30 km Total - 417,06 km “A Dunas manteve segredo e passou poucas informações. Vamos cruizar vários canions, muita pedra e muita navegação. Os trechos com quebradeira começam a aparecer. Um dia de muita serra e riachos com pontes precárias”, disse Klever. 4º dia (14/08, sábado) - Alto Paraíso de Goiás (GO) - Dianópolis (TO) DESLOCAMENTO INICIAL: 2,51 km ESPECIAL CONTRA O RELÓGIO: 240,03 km DESLOCAMENTO FINAL: 272,00 km Total - 514,54 km “O rally fica cada vez mais duro, com trechos de trial, muitas pedras, lajes e várias travessia de rios. Será mais uma quebradeira, testando a resistência das máquinas e dos pilotos. Segundo os organizadores, o quarto dia começa com descidas de serra e segue por estradas bem travadas com pontes de toras e muitas pedras. A parte final tem trechos bem apertados em fazendas e travessias de rios com pedras e areia”, disse Klever. 5º dia (15/08, domingo) - Dianópolis (TO) - Palmas (TO) DESLOCAMENTO INICIAL: 28,00 km ESPECIAL CONTRA O RELÓGIO: 209,00 km DESLOCAMENTO FINAL: 218 km Total - 455,00 km “Estradas estreitas, muito lisas com piso de cascalho e pedras. Os navegadores terão muito trabalho, pontes caídas forçando para alguns desvios e outros caminhos alternativos. Segundo a organização, a etapa é completa, com trechos travados, navegação por GPS, vários rios, pedras, trechos de trial, estradas de alta velocidade misturadas a trilhas, exigindo máquina, técnica de pilotagem e navegação precisa”, disse Klever. 6º dia (16/08, segunda-feira) - Palmas (TO) - São Felix do Tocantins (TO) – Etapa Maratona DESLOCAMENTO INICIAL: 108,68 km ESPECIAL CONTRA O RELÓGIO: 330 km DESLOCAMENTO FINAL: 0 km Total - 439,68 km “Se já estava difícil, agora é hora de reclamar. Por sorte, a organização reduziu a especial de 424 km para 330 km. Então além de um número um pouco menor de dificuldades, não será necessário que os carros parem para reabastecer e os caminhões fazem 100% do trajeto. Os obstáculos são vários: areia, grandes erosões, trilhas estreitas, navegação muito difícil, por GPS, rios, estradas de alta velocidade, trechos sinuosos, Trial. E a cereja das dificuldades, etapa Maratona, os mecânicos não podem trabalhar na manutenção dos veículos ao final do dia”, comentou Klever. 7º dia (17/08, terça-feira) - São Felix do Tocantins (TO) - Balsas (MA) DESLOCAMENTO INICIAL: 12,23 km ESPECIAL CONTRA O RELÓGIO: 485 km DESLOCAMENTO FINAL: 22 km Total – 520,23 km “Esta é a segunda perna da etapa Maratona. A especial mais longa da prova, novamente com muita areia, grandes erosões, trilhas de jegue, navegação por GPS, um longo trecho de areia com partes mais travadas, erosões, lombas e travessias de pontes. Quem sobreviver já pode começar a sonhar com o Beach Park em Fortaleza”, disse Klever. 8º dia (18/08 quarta-feira) - Balsas (MA) - Teresina (PI) DESLOCAMENTO INICIAL: 178,00 km ESPECIAL CONTRA O RELÓGIO: 183,00 km DESLOCAMENTO FINAL: 292,00 km Total – 653,00 km “As grandes dificuldades ficaram para traz. Nesta parte final do Rally dos Sertões, o piso volta a ficar mais duro, com cascalho mas sem quebradeira. O dia é longo, mas devido ao deslocamento mais extenso de toda a prova. O calor irá fazer com que o dia seja desgastante para competidores e equipes de apoio. Segundo a organização, a especial começa com trechos de pedras e trilhas estreitas. Depois ela fica um pouco mais larga e rápida, com algumas travessias de rios e pontes até voltar para o trecho de serra. Vamos atravessar duas regiões montanhosas. O deslocamento final terá uma refrescante travessia de balsa”, contou Klever. 9º dia (19/08, quinta-feira) - Teresina (PI) - Sobral (CE) DESLOCAMENTO INICIAL: 70,23 km ESPECIAL CONTRA O RELÓGIO: 244,96 km DESLOCAMENTO FINAL: 137,67 km Total - 452,86 km “A ultima etapa longa da prova. Calor do sertão. Não enfrentaremos grandes dificuldades, mas é preciso manter a concentração após oito dias de prova”, comentou Klever. 10º dia (20/08, sexta-feira) - Sobral (CE) - Fortaleza (CE)* DESLOCAMENTO INICIAL: 43,00 km ESPECIAL CONTRA O RELÓGIO: 107,00 km DESLOCAMENTO FINAL: 240,00 km Total - 390,00 km “O percurso não oferece maiores dificuldades, os organizadores querem que todos que chegaram a Sobral, possam cruzar a linha final. A chegada será em grande estilo. Depois de 4.486 quilômetros, o Beach Park com as belas paisagens da praia Porto das Dunas, a 20 quilômetros do Centro de Fortaleza, pode parecer uma miragem”, comentou Klever. Total da Prova - 4.486 km Total de Especiais - 2.366 km Percentual 52,7% “Analisando todo o percurso, fica fácil perceber que as etapas mais difíceis e decisivas da prova aconteceram durante a travessia do Jalapão, no Tocantins. A sexta etapa, entre Palmas e São Felix, e a sétima etapa, entre São Felix e Balsas, além de longas, com muita areia, trilhas e navegação, também formam a etapa maratona, nos forçando a percorrer 960 km sem apoio mecânico”, disse Klever. Itens relacionados: »29/07/2010 WRC – Rally da Finlândia »29/07/2010 Super Rally X-Games 2010 »26/07/2010 Klever Kolberg compete no Rally dos Sertões com carro criado no Brasil »26/07/2010 Klever Kolberg volta a competir no Rally dos Sertões »22/07/2010 ECPA e Klever juntos no Rally dos Sertões »21/07/2010 Palestra para a FIEAM em Manaus »19/07/2010 Klever Kolberg volta a competir no Rally dos Sertões »25/06/2010 Rally dos Sertões - 188 competidores |
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