|
Notícias
Sertões: Kolberg reassume liderança na Protótipos Etanol a uma etapa do fim
por XYZ Live/Rodolpho Siqueira/Cleber Bernuci/ Mariana - (press@xyzlive.com.br)18/08/2011 9ª etapa - 18/08: Teresina (PI) a Sobral (CE) Deslocamento inicial: 71 km Trecho especial: 252 km Deslocamento final: 182 km Total do dia: 505 km O Valtra Dakar Eco Team, com o piloto Klever Kolberg e o navegador Flávio Marinho de França, reassumiu a liderança da categoria Protótipos Etanol no Rally dos Sertões 2011. A dupla, que nesta quinta-feira (18) fechou a nona e penúltima especial da competição em segundo lugar, subiu para terceiro no acumulado geral entre os carros e tomou a ponta entre os movidos a etanol. Mais que isso, o Protom Etanol by ProMacchina é o primeiro carro brasileiro da classificação geral, atrás apenas do Mitsubishi Lancer Evo da dupla Spinelli/Haddad e do BMW de Nobre/Palmeiro. "É um marco, sem dúvida. Mas ainda temos mais 83 quilômetros de uma especial que promete ser complicada", destacou Kolberg. "A competição tem sido bastante dura - o rali em si tem sido um dos mais difíceis dos últimos tempos - e apertada. Estamos lutando bastante e o fato de fechar o dia como o melhor carro brasileiro no rali nos estimula a continuar este trabalho de conscientizar as pessoas para o uso de combustíveis limpos", alertou. Klever completou os 252 quilômetros cronometrados entre Teresina (PI) e Sobral (CE) em 3h36min49s, a pouco menos de três minutos da dupla vencedora da etapa, Paulo Nobre (Palmeirinha) e Filipe Palmeiro. "A especial de hoje foi bem dura e completa: vários tipos de piso e pilotagem, principalmente em trial e muita quebradeira. Tinha menos areia desta vez, mas a navegação era bem difícil. Havia algumas trilhas estreitas, onde só deve passar gado, mas o carro foi muito bem hoje e estou contente com o resultado", disse. Antes com 6min50 de desvantagem para Reinaldo Varela/Eduardo Bampi, Klever mantinha um discurso otimista faltando apenas duas etapas para o final do segundo maior rali do mundo. "É algo que pode acontecer com todo mundo. Aconteceu com a gente na parte inicial do rali, quando tivemos três problemas em um dia só: ficamos sem a embreagem, depois furou um pneu e um fio da ignição do carro escapou - tivemos que fazer o carro pegar no tranco", lembrou Kolberg, que agora alimenta uma vantagem de 1h33min09s para Varela e Bampi. "Vamos agora tentar manter essa vantagem e fazer a etapa final com consciência", concluiu. Confira o resultado extra-oficial da nona etapa: 1-) Paulo Nobre/Filipe Palmeiro - 3h33min53s *2-) Klever Kolberg/Flávio Marinho de França - 3h36min49s 3-) Guilherme Spinelli/Yousseff Haddad - 3h39min30s 4-) João Franciosi/Rafael Capoani - 3h42min29s 5-) Cristian Baumgart/Beco Andreotti - 3h47min40s Acumulado após nove etapas (os cinco primeiros): 1-) Guilherme Spinelli/Yousseff Haddad - 28h13min20s 2-) Paulo Nobre/Filipe Palmeiro - 28h41min13s *3-) Klever Kolberg/Flávio Marinho de França - 28h54min31s *4-) Reinaldo Varela/Eduardo Bampi - 30h27min40s 5-) Luis Stédile/Deco Muniz - 31h28min35s * Categoria Protótipos Etanol. Roteiro da 10ª etapa - 19/08: Sobral (CE) a Caucaia (CE) Deslocamento inicial: 15 km Trecho especial: 86 km Deslocamento final: 170 km Total do dia: 271 km O Valtra Dakar Eco Team é patrocinado pela Valtra, e apoiado por Borrachas Vipal, Banco Fator, Veolia Water, Artfix, Sparco, Dakar Inovação, Arycom e Unica. Itens relacionados: »18/08/2011 Nona Etapa - 18/08 (quinta-feira) »17/08/2011 Sertões: Klever busca tirar diferença que o separa da liderança na categoria Etanol »17/08/2011 A origem do medo »17/08/2011 Oitava Etapa - 17/08 (quarta-feira) »16/08/2011 Sertões: Kolberg é o segundo mais rápido do 7º dia »16/08/2011 Sétima Etapa - 16/08 (terça-feira) »15/08/2011 Klever destaca dificuldade da especial mais longa do Sertões. Sem ar-condicionado »15/08/2011 Sexta Etapa - 15/08 (segunda-feira) |