Klever Kolberg e Equipe Valtra no Facebook Klever Kolberg e Equipe Valtra no Twitter
Klever Kolberg e Equipe Valtra no You Tube Klever Kolberg e Equipe Valtra no Flickr
Notícias
Rally Dakar 2015: Os segredos do Peugeot 2008 DKR por Assessoria de Imprensa - (imprensa@parisdakar.com.br)
03/07/2014


Peugeot 2008 DKR
Foto: Divulgação



Detalhe da suspenção do Peugeot 2008 DKR
Foto: Divulgação



Painel do Peugeot 2008 DKR
Foto: Divulgação



Motor V6 3.0 Biturbo Diesel do Peugeot 2008 DKR
Foto: Divulgação



Peugeot 2008 DKR
Foto: Divulgação


A equipe Peugeot desvendou alguns detalhes técnicos do protótipo 2008 DKR que estará competindo no Rally Dakar 2015 com o trio formado pelos franceses Stéphane Peterhansel e Cyril Despres e o espanhol Carlos Sainz como pilotos.

O primeiro teste foi realizado numa pista na França do conceito inovador adotado pela equipe. Um carro com tração em apenas duas rodas com um motor V6 3.0 litros Biturbo Diesel.

Como se sabe, o cenário do Rally Dakar é formado por dunas, montanhas, leitos de rios secos, cânions, terrenos muito acidentados, vários tipos de terra, pedras e areia, onde a supremacia é dos carros com tração 4x4. Mas Bruno Famin, diretor da Peugeot Sport declarou que após um estudo detalhado, a decisão foi seguir o caminho da transmissão de duas rodas motrizes, que apresenta uma série de benefícios interessantes. "Esta decisão ousada permitirá que a equipe tente se tornar a primeira a vencer o Dakar com um diesel de tração em duas rodas”.

O regulamento do Dakar prevê uma serie benefícios para os carros 4x2 com o objetivo de equilibrar as chances, já que os veículos 4x4 têm várias vantagens neste tipo de terreno. Por exemplo, o gerente técnico do projeto, Jean-Christophe Pallier, comentou a questão do peso mínimo, muito menor para os carros com tração 4x2: "No automobilismo, o peso é contraproducente para o desempenho. No rali cross-country os carros de duas rodas motrizes podem ser significativamente mais leves do que os 4x4. Eles também têm o direito de usar rodas maiores que lhes fornecem certa vantagem quando se trata de lidar com as muitas armadilhas associadas a este tipo de terreno. Em cima disso, eles nos permitem minimizar o balanço dianteiro. O Peugeot DKR 2008 pode praticamente escalar paredes verticais! E isso não é tudo! Também podemos ter um curso da suspensão mais longo, de 460 milímetros em vez de 250 milímetros que o regulamento limita para os 4x4, isso melhora a capacidade do carro sobre o terreno irregular”.

Outra importante vantagem para os carros 4x2 é que o regulamento permite a utilização de um sistema de controle da pressão dos pneus. Ela pode ser ajustada remotamente, a partir de dentro do cockpit, diminuindo a pressão em zonas de dunas e areia fofa, aumentado nas regiões com muitas rochas, uma tática que pode render um ganho de preciosos minutos e evitar os atolamentos ou furo dos pneus, comentou o piloto Klever Kolberg, que já participou 22 vezes da prova. Klever também lembrou que o regulamento permite que os carros 4x2 sejam mais largos, outro ganho importante.

Para explorar esses benefícios os engenheiros da Peugeot estão colocando sua criatividade à prova, já que foi tomada a decisão de construir um carro extremamente compacto, diferente dos buggies que já competem na prova. O motor V6 3.2 Biturbo está posicionado entre o centro e a traseira do DKR. Pallier comentou esta decisão: “Os carros menores podem ser mais rápidos nos trechos sinuosos, justamente onde os atuais buggies perdem muito tempo para veículos 4x4”.

Os carros 4x2 já foram campeões do Dakar em duas edições. Em 1999 e 2000 a vitória foi do buggy Schlesser- Renault Megane X301.



Itens relacionados:
»24/06/2014 Rally Dakar 2015: Nasser Al-Attiyah assina com a Toyota
»18/06/2014 Rally Dakar 2015: Peterhansel pilotará um Peugeot 2008 DKR
»10/06/2014 Super Trucks: Vitória de Apdaly Lopez no X Games Austin
»19/05/2014 Rally Custa Off-Road – Vitória de Lucas Moraes
»25/04/2014 Projeto de livro sobre o Rally Dakar
»24/04/2014 Rally Dakar 2015 – Percurso
»15/04/2014 Rally Dakar 2015: O retorno da Peugeot
»14/04/2014 Rally RN 1500: Jean Azevedo é hexacampeão
voltar para a página anterior | topo desta página | home do site

Klever Kolberg e Equipe Valtra no Facebook Klever Kolberg e Equipe Valtra no Twitter Klever Kolberg e Equipe Valtra no You Tube Klever Kolberg e Equipe Valtra no Flickr
www.parisdakar.com.br