|
Notícias
Rally dos Sertões 2014 - Carros
por Assessoria de Imprensa - (imprensa@parisdakar.com.br)21/08/2014
Os alemães da X-Raid também desistiram de participar da prova brasileira. O time inicialmente havia se programado para estar presente, se especulava que o carro seria tripulado pela dupla vencedora do Dakar 2014, o espanhol Nani Roma e o francês Michel Perin. Eles estarão presentes no Desafio Inca, prova que acontecerá no Peru, de 11 a 14 de setembro, organizada pela mesma empresa que cuida do Rally Dakar. Porém a ausência desta equipe não diminui o brilho da categoria Carros no Sertões 2014. Algumas equipes brasileiras se armaram até os dentes, e naturalmente enxergam com melhor visibilidade o degrau mais alto do pódio. A dupla Guilherme Spinelli / Youssef Haddad, segunda colocada em 2013 com o Mitsubishi ASX com motor V8 estará tentando mais um título. Mas se no ano anterior apenas Peterhansel tinha um equipamento do mesmo nível, ou seja, protótipos construídos no exterior, utilizando tecnologia de ponta, know-how de vários anos de experiência e investimento milionários, para 2014 outros três pilotos brasileiros também conseguiram viabilizar a vinda de foguetes com quatro rodas. Acho importante lembrar que o Guiga está completando seis anos no comando deste tipo de equipamento. O piloto carioca já estava habituado com o que havia de melhor entre as máquinas brasileiras, mas quando a Mitsubishi do Brasil decidiu aproveitar uma oportunidade e comprou a Pajero MPR13, protótipo que havia vencido o Dakar 2007 (o Dakar 2008 não foi realizado devido à ameaça de ataque terrorista), para participar do Dakar 2009, Guiga foi o piloto escolhido. Em 2010 ele passou a pilotar o protótipo Lancer, que também fora desenvolvido pela equipe oficial japonesa, mas com o mesmo motor V6 protótipo do MPR13, o “original” era um diesel V6 biturbo. Guiga competiu três anos com este carro, inclusive conquistou a vitória no Sertões 2012. Devido a várias mudanças no regulamento da FIA, os motores protótipo foram aos poucos sendo proibidos. Na busca por alternativas para continuar competitiva, a Mitsubishi decidiu construir um novo protótipo, desta vez com motor V8 gasolina, e assim nasceu o ASX Racing, carro com que Guiga foi vice no Sertões 2013. Durante estes cinco anos, além da mudança dos propulsores, houve uma grande evolução em vários outros componentes, em especial na geometria e acerto das suspensões, mas o trabalho foi grande em freios, refrigeração, distribuição de peso e muito mais. Porem o motor V8 gasolina escolhido não conseguiu dar ao carro a competitividade para encarar os protótipos Mini, Toyota e o novo Ford. Resultado, a equipe decidiu mudar para o diesel, utilizando um seis cilindros em linha biturbo. Além de ganhar potencia e torque, especialmente em baixa, um grande ganho é na quantidade menor de combustível que o carro precisa carregar. O tanque foi reduzido de 500 para 350 litros, só ai são 150 kg a menos de peso. Naturalmente isto gerou outras alterações, que na teoria significam ganhos, mas por outro lado também são novidades com as quais a equipe e a própria dupla ainda terá de se adaptar. Na primeira e única competição com este novo ASX Racing, no Baja Aragon, na Espanha, conquistou a sexta colocação. Quase uma coincidência, no próprio Baja Aragon, justamente à frente deles, a quinta colocação foi de outra dupla brasileira, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, com o protótipo Toyota Hilux V8 gasolina de 5 litros. O carro foi construído na África do Sul e em seu pedigree já tem a terceira colocação no Dakar 2012 e a quarta em 2014, com Giniel de Villiers no volante. No final de semana passado, dias 16 e 17 de agosto, o carro foi o campeão do Baja Húngaro com Nasser Al-Attiyah como piloto. Nasser quer conquistar a primeira vitória da Toyota no Dakar em janeiro de 2015. Varela já tem 15 participações no Sertões, várias no Dakar e em outras provas internacionais. Ele também já havia trabalhado com a Overdrive Racing, empresa belga que atende os clientes da Toyota. Em 2013 ele pilotou o modelo antecessor, que tinha eixo traseiro rígido (o atual tem suspensão independente nas quatro rodas), e venceu o Baja Itália. Se no Dakar 2014 ele fez parte da equipe Mitsubishi, ou seja, foi companheiro de equipe de Guiga, agora ele é um adversário de respeito. Este protótipo Toyota é desenvolvido e construído na África do Sul pela Neil Woolridge Motorsport, empresa que já era responsável pelos carros da Nissan. Ou seja, a bagagem e o profissionalismo são grandes. Em 2013 eles também foram contratados pela Ford, que fez a estreia do protótipo Ranger V8 no Dakar 2014. Eles foram contratados pela a equipe brasileira X Rally Team, que trouxe dois carros para disputar a vitória no geral, ou seja, as duplas Cristian Baumgart / Beco Andreotti e Marcos Baumgart / Kleber Cincea estarão lutando em igualdade de condições com os melhores carros inscritos na competição. O protótipo utiliza o motor V8 gasolina de 5 litros que equipa os modelos Mustang, tem suspensão independente nas quatro rodas, freios Brembo, cambio sequencial e tudo o que há de bom. Os pilotos já realizaram duas sessões de testes com o carro na África do Sul, e recentemente acumularam mais alguns quilômetros em treinos numa fazenda em Brotas, no interior de São Paulo. As primeiras impressões são animadoras. "É completamente diferente do que vínhamos guiando. Claro que se trata de outra categoria e onde estávamos nós também contávamos com um bom carro, mas agora a conversa é completamente diferente", introduz Cristian. Pelo visto ninguém terá vida fácil neste Sertões, porque além destes, temos vários carros construídos no Brasil, que vão tentar entrar na briga. Itens relacionados: »20/08/2014 Rally dos Sertões 2014 inicia neste sábado em Goiânia »31/07/2014 Rally dos Sertões 2014: Projeto Social »11/07/2014 Rally dos Sertões 2014: Detalhes do novo percurso »03/07/2014 Rally Dakar 2015: Os segredos do Peugeot 2008 DKR »24/06/2014 Rally Dakar 2015: Nasser Al-Attiyah assina com a Toyota »18/06/2014 Rally Dakar 2015: Peterhansel pilotará um Peugeot 2008 DKR »10/06/2014 Super Trucks: Vitória de Apdaly Lopez no X Games Austin »19/05/2014 Rally Custa Off-Road – Vitória de Lucas Moraes |