|
Notícias
Problema de embreagem atrasa chegada de Kolbergpor ReUnion Press - (press@reunion.com.br) 04/01/2010
A previsão de Klever Kolberg de que o quarto dia do Rally Dakar seria um dos mais difíceis até agora se confirmou. O piloto do Valtra Dakar Eco Team, que corre ao lado do navegador Giovanni Godoi, enfrenta um problema na embreagem do Mitsubishi Pajero Sport Flex, primeiro carro movido a etanol inscrito na história da competição. "Estamos perto do final do trajeto, mas o problema começou logo no quilômetro 20", lembrou Kolberg. O Pajero Sport Flex do Valtra Dakar Eco Team era originalmente equipado com o câmbio automático da versão de rua. Para privilegiar o desempenho entretanto, Kolberg e a equipe preferiram instalar a versão mecânica. Mas esta, segundo o piloto, não foi a razão do problema. "Um suporte feito de material plástico do reservatório rachou e o fluido vaza. Então temos que ficar um bom tempo andando em uma marcha só. Como estamos enfrentando muita areia e dunas, além do calor muito forte, o equipamento superaquece e temos que parar. E sem embreagem, fica mais difícil ligar o carro e tirá-lo do lugar", afirmou Klever, que continua trabalhando para contornar o problema. "Estamos trabalhando em uma solução que nos permita completar o trajeto de hoje. No acampamento vamos fazer um trabalho mais completo", disse. Sobre Klever Kolberg: Engenheiro e piloto, Klever Kolberg é o brasileiro que mais vezes participou do Rally Dakar, competição off-road mais difícil e perigosa do mundo, tendo sido um dos pioneiros no país a disputá-la. O piloto criou a primeira equipe brasileira a participar do Dakar e vai competir pela 22ª vez em 2010. Um dos grandes nomes do off-road nacional, Klever começou na prova competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o título vice-campeão na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. É autor de três livros sobre o assunto e é comentarista de rali no canal ESPN desde 2007. Sobre Giovanni Godoi: Engenheiro mecânico com 20 anos de experiência no automobilismo nacional, sendo oito dedicados às competições off-road como engenheiro responsável pelo desenvolvimento dos veículos de competição da Mitsubishi. Em 2003 disputou o Rally dos Sertões, terminando em 17º na geral e terceiro entre os novatos, com o objetivo de entender e vivenciar as exigências a que o carro e a dupla piloto/navegador são submetidos em uma prova deste porte, e em paralelo, testar e desenvolver novos componentes. Esteve no Dakar 2009 com navegador de um caminhão de apoio. Comandado por Klever Kolberg (piloto) e Giovanni Godoi (navegador) no Rally Dakar 2010, o Valtra Dakar Eco Team é patrocinado por Valtra, BASF, Mitsubishi, Cosan, Unica, Mobil Super Flex, Pirelli, Fremax e Magneti Marelli, e apoiado por Artfix, Sparco e Waiver. Acesse o site do piloto: www.parisdakar.com.br Mais informações para a imprensa: ReUnion Press Rodolpho Siqueira / Cleber Bernuci/André Stepan/Fabio Ometto 11. 7860.8917 11. 7283.3715 press@reunion.com.br Itens relacionados: »03/01/2010 Chuva e neblina marcam terceiro dia »03/01/2010 NA ROTA DO RALLY DAKAR 2010 - 13º Dakar: Vôo de Fokker »02/01/2010 Peso traz dificuldades para Kolberg »01/01/2010 Projeto brasileiro desperta interesse de público e competidores »01/01/2010 NA ROTA DO RALLY DAKAR 2010 - Água fria no deserto »31/12/2009 Dakar 2010: 9 mil km de aventuras no maior rali do mundo »30/12/2009 2,6 mil quilômetros: de São Paulo a Buenos Aires com um tanque de etanol »28/12/2009 Mitsubishi Pajero Sport Flex pronto para o Dakar |
||