|
Notícias
Klever completa preparação do carro para os Sertõespor Assessoria de imprensa - (imprensa@parisdakar.com.br) 05/08/2010
O piloto Klever Kolberg esteve nesta última terça-feira em Curitiba (PR) para o shakedown do seu novo carro, que foi projetado e desenvolvido pela equipe ProMacchina. O Protótipo Etanol (Protom), carro com que o piloto da Valtra Dakar Eco Team disputará o 18º Rally Internacional dos Sertões, é totalmente novo e incorpora diversas evoluções quando comparado com o equipamento que foi utilizado no Rally Dakar deste ano. O cronograma da oficina de Maurício Neves vem sendo cumprido à risca, e nem a chuva que caiu ontem na capital paranaense atrapalhou os planos de Klever. O piloto gaúcho, que terá no Sertões o potiguar Flavio Marinho de França como navegador, embarca neste final de semana para Goiânia (GO), onde no próximo dia 10 acontece a largada para a maior prova off road do Brasil. "Este carro é totalmente diferente daquele que utilizamos no Dakar, a evolução foi muito grande. Conseguimos melhorar a suspensão e reduzir o peso. Isso principalmente porque, como no Sertões teremos estrutura para reabastecimento, foi possível adotar um tanque menor, que melhorou a dirigibilidade, estabilidade e equilíbrio do conjunto", disse Klever. O motor foi a parte que menos alterações sofreu, embora tenha sido adotado um Mitsubishi V6 3.5 Flex, mas o ganho de potência foi da ordem de 50 Hp e segundo o próprio piloto a melhora do conjunto foi excelente. "Fiquei muito contente, o carro melhorou tanto que gostaria até de ter um pouco mais de motor. Como não daria tempo de testar uma nova especificação de motor e visando a confiabilidade, optamos por usar esta unidade mesmo. Estava chovendo e fizemos o shakedown em uma pista com lama, e mesmo em um piso complicado o comportamento geral foi excepcional", completou Kolberg. O Rally Internacional dos Sertões começa no próximo dia 10, terça-feira, com um roteiro composto por dez especiais, largada em Goiânia (GO) e chegada em Fortaleza (CE) depois de 4.486 quilômetros de muita pedra e poeira, onde serão conhecidos os campeões de 2010. Configuração padrão para os principais pontos do carro: Protótipo Etanol By ProMacchina Motor: Mitsubishi 3.5 - 6 cilindros em V, Flex Eletrônica programável de competição Ventoinha dupla elétrica com sistemas individuais de acionamento Potência: 240 HP/5.500 RPM Cambio e caixa de transferência Mitsubishi com opções de tração 4x2, 4x4, 4x4 bloqueado e 4x4 reduzido Diferenciais com blocantes Embreagem multidisco para até 100 kilos de torque Tanque: 350 L para autonomia de 500 km em ritmo de competição Sistema duplo para bombas de combustível Suspensão independente dianteira e traseira 2 amortecedores Ohlins por roda Freio a disco nas 4 rodas Macaco Hidráulico Velocidade Máxima: 180 km/h Peso bruto: 1.875kg Comprimento: 4.475mm Largura: 1.990mm Altura: 1.850mm Base: 2.900mm Rodas: 7" X 16" Chapão protetor inferior Pranchas de desencalhe Gaiola de segurança padrão FIA O Valtra Dakar Eco Team é patrocinado por Valtra, BASF, Cosan e Mobil Super Flex, e apoiado por Artfix, Sparco, Arycom, TRC Telecom / Motorola e Unica. No Rally dos Sertões o carro da Valtra Dakar Eco Team será um Protótipo Etanol by ProMacchina motor V6 Flex. O carro foi preparado pela Promacchina, que também fará todo o apoio durante a competição. Itens relacionados: »05/08/2010 Palestra para a Fiat »01/08/2010 WRC – Latvala vence o Rally da Finlândia »30/07/2010 WRC – Rally da Finlândia – Dia 1 »29/07/2010 WRC – Rally da Finlândia »29/07/2010 Super Rally X-Games 2010 »27/07/2010 Klever comenta as etapas do Rally dos Sertões »26/07/2010 Klever Kolberg compete no Rally dos Sertões com carro criado no Brasil »26/07/2010 Klever Kolberg volta a competir no Rally dos Sertões |
||