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Notícias
Rally dos Sertões 2014 – UTV´s por Assessoria de Imprensa - (imprensa@parisdakar.com.br)
22/08/2014


Carlo Collet / Marcos Lara - Can-Am Maverick 1000
Foto: Divulgação - Vinicius Branca



Rodrigo Varela / João Arena - Can-Am Maverick 1000
Foto: Divulgação - Marcio Machado



Polaris RZR 900
Foto: Divulgação


A edição 2014 do Rally dos Sertões inicia neste sábado, dia 23, em Goiânia (GO). Comemorando seu terceiro ano de existência, a categoria UTV´s vem crescendo e nesta edição terá 22 participantes.

Uma característica “interessante” desta categoria no Sertões e no Brasil, é que os pilotos estão filiados a CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo). Já em todas as outras provas internacionais, como o Dakar, ela é administrada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo). A explicação mais natural para isso é que este tipo de veículo é recente, a primeira vez que competiram no Sertões foi em 2012. Quando os primeiros apareceram, eles foram produzidos pelos mesmos fabricantes de quadriciclos, atraindo inicialmente pilotos dos quadris e das motos. Competidores órfãos de pai e mãe, foram adotados no Brasil pela CBM, antes até da categoria fazer parte do Dakar, onde disputam a T3 - FIA.

A categoria se estruturou, já tem um bom grid e continua crescendo. Então, é provável que no futuro aconteça uma unificação, até por questões de segurança, já que o equipamento obrigatório, como a gaiola de proteção, além do equipamento dos pilotos, como o macacão e capacetes, são normatizados e certificados pela FIA ou no Brasil pela CBA.

Como a questão de segurança é muito importante, minha opinião é que no futuro a CBA e a CBM entrem num acordo, em consenso com os pilotos e navegadores.

Então, diferenças a parte, a lista de inscritos mostra que os competidores estão divididos entre duas marcas, 11 estão competindo com o Polaris RZR 900 ou 1000, e os outros 11 com o Can-Am Maverick 1000. Estas marcas já têm modelos que são o resultado de evoluções de equipamentos que ficaram conhecidos por excelente desempenho, porém baixa resistência e confiabilidade. Hoje, segundo alguns pilotos como Rodrigo Varela, que foi vice-campeão no Sertões 2013, e estará pilotando um Can-Am Maverick 1000, eles já saem de fábrica praticamente prontos, necessitando de poucas alterações.

Isso será fácil de verificar. Entre vários competidores com que tive contato, muitos são unanimes em falar da evolução tecnológica, porém alguns dizem que farão uma corrida mais estratégica, pensando em chegar ao final sem problemas. Outros já prometem buscar o resultado, até porque o nível dos competidores também cresceu, mas sem duvida será importante saber o quanto a máquina e os pneus aguentam.

Antes de falar dos pilotos, outro ponto me chamou a atenção na lista de inscrição, é que nenhum piloto decidiu competir sozinho, mesmo os antigos pilotos de moto, habituados a pilotar e a navegar ao mesmo tempo. Não estou dizendo que o navegador é desprezível, muito pelo contrário, mas não deixa de ser uma estratégia diferente, que alguns pilotos adotam no Dakar.


Pelo lado da Can-Am eu destaco as três duplas que formaram o pódio de 2013. Pela ordem de classificação Carlo Collet / Marcos Lara, Rodrigo Varela / João Arena e Bruno Sperancini / Lourival Roldan. Está última dupla correu em 2013 com um Polaris e Bruno foi campeão da categoria em 2012.

Carlo Collet é hexacampeão do Rally dos Sertões (2001, 2002, 2003, 2005 e 2006 nos quadris e 2013 nos UTVs). “Com o rali mais curto este ano as estratégias serão muito diferentes, porque teremos de ser mais agressivos desde o começo e dificilmente alguém poderá recuperar terreno em caso de quebras, ou acidentes. Estamos otimistas e esperando um bom desempenho de nosso UTV. Quero voltar para casa com o sétimo título do Sertões”, declarou o piloto.

Já pelo lado da Polaris temos a noticia que as duplas Carlos Ambrosio / Cadu Sachs e Leandro Torres / Idali Rodrigues Filho trouxeram os Polaris RZR 900 preparados na frança. Estes equipamentos venceram o Dakar, prova muito mais dura que o Sertões.

Outro piloto que chama a atenção pela Polaris é José Hélio, que terá a seu lado Edmilson de Camargo. Zé Hélio, como é conhecido, é pentacampeão do Rally dos Sertões nas motos (1999, 2003, 2007, 2008 e 2009), fará sua estreia nos UTVs com um Polaris RZR 1000 XP. “Minha expectativa é a melhor possível em relação à competição. Mesmo sendo minha estreia nessa categoria, estou confiante em conquistar bons resultados devido à rápida adaptação que consegui na condução do UTV e com a similaridade das motos na leitura de terreno durante as provas. Apesar de já ter experiência competindo com motos e carros, estou gostando muito dessa nova fase off-road a bordo do UTV. Sinto-me livre como na moto, porém, com a segurança mais próxima de um carro”, comentou o piloto.



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