Ralliart apresenta Pajero de Kolberg
por - (imprensa@parisdakar.com.br)
28/12/2004


Mitsubishi Pajero Full chega a Barcelona
Foto: Henrique Skujis



Klever faz os últimos ajustes no Mitsubishi Pajero na tarde desta terça-feira
Foto: Henrique Skujis



Detalhe do carro: na porta tem os nomes dos integrantes do veículo e o tipo sanguíneo
Foto: Henrique Skujis



Motor da Pajero Full
Foto: Henrique Skujis



Lourival instala os instrumentos de navegação
Foto: Henrique Skujis


Por dois dias, a dupla testará o carro para prepará-lo para a verificação técnica

Barcelona, Espanha - Foi uma longa espera. Depois de meses negociando e montando o carro a distância, Klever Kolberg e Lourival Roldan finalmente conheceram o Mitsubishi Pajero Full 3.8 V6 que os levará pelos 8.956 quilômetros entre Barcelona e Dakar. Na tarde desta terça-feira, a Ralliart desembarcou em peso na Espanha. Foram apresentados os carros dos brasileiros e das outras oito duplas que usarão os serviços da preparadora alemã. “Fico mais tranquilo vendo o carro aqui, na minha frente, podendo tocar nele”, disse Kolberg que logo sentou no banco do Pajero. Roldan também assumiu o seu posto e montou o hodômetro, trazido do Brasil. “Confio mais em um produto que já conheço”, explicou o navegador. Apesar de só ter dois dias para conhecer o Pajero antes da largada, Kolberg está tranqüilo. “O carro foi construído por umas das mais conceituadas preparadoras do mundo. Fizeram o melhor. Eu vou me adaptar rapidamente”, garantiu o piloto, que participa do Dakar pela 18a vez

A experiência e os bons resultados – em 2002, por exemplo, Kolberg foi 8º colocado na classificação geral –, renderam ao piloto um convite da Ralliart para pilotar um dos oito carros desenvolvidos na Alemanha especialmente para o Dakar 2005. “É o melhor carro que eu já tive nas mãos”, garante Kolberg. Segundo o piloto, depois dos carros da equipe oficial, seu Pajero é o mais preparado da prova. “Isto dá muita segurança e confiança, mas a responsabilidade também cresce muito”, diz.

O Mitsubishi da dupla da equipe Petrobras Lubrax tem chassi tubular e carroceria de carbono kevlar. Para equilibrar o centro de gravidade e otimizar a distribuição do peso, o motor foi rebaixado e colocado 90 centímetros para trás em relação ao modelo do Dakar 2004. A transmissão também usa tecnologia de ponta: é seqüencial de seis marchas. A alavanca move-se apenas para frente (para aumentar a marcha) ou para trás (para reduzí-la). “Este sistema facilita as trocas, garante agilidade na pilotagem e as retomadas ficam mais rápidas”, lembra Kolberg. O desenvolvimento do novo pneu, batizado Scorpion Rally, ocorreu no Brasil, levou um ano e consumiu mais de 600 unidades.

Ficha técnica
Mitsubishi Pajero Full 3.8 V6


Motor: gasolina, 3828 cc, 6 cilindros em ‘V’, 24 válvulas
Potência: 260 cavalos
Torque: 38 kgf.m a 3.500 rpm
Velocidade máxima: 180 km/h
Injeção: eletrônica Magneti Mareli
Chassi: tubular
Carroceria: fibra de carbono Kevlar
Tração: permanente nas quatro rodas
Transmissão: seqüencial de seis marchas, sem reduzida
Suspensão: independente nas quatro rodas
Amortecedores: dois Ohlins com mola em cada roda
Pneus: Pirelli Scorpion Rally (com três estepes)
Comprimento: 4.350 mm
Largura: 1.973 mm
Entre-eixos: 2.780 mm
Altura: 1.900 mm
Peso: 1.825 quilos
Tanque de combustível: 480 litros

A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Minoica Global Logistics, Banco DaimlerChrysler, Mercedes-Benz Caminhões, Mercedes Seguros, Controlsat Monitoramento Via Satélite, Eurofarma, Planac Informática, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Sparco América Latina, Artfix, ZF do Brasil, Behr, Sadia e Dakar Promoções

Assessoria de Imprensa Equipe Petrobras Lubrax
Ana Carolina Vieira / Henrique Skujis
E-mails: imprensa@parisdakar.com.br / imprensa2@parisdakar.com.br
Pabx: (11) 3865-5741 / Celular (11) 9646-5955



Itens relacionados:
»28/12/2004 Equipe faz leilão social durante o Dakar
»27/12/2004 Supercarro leva Kolberg e Roldan no Dakar
»27/12/2004 Nevasca pode atrasar início do Dakar
»26/12/2004 Kolberg e Roldan chegam a Barcelona
»23/12/2004 Brasileiros passam o Natal no avião
»17/12/2004 Equipe atenta contra o terror no Dakar