|
Notícias
Sertões: Klever conquista o bicampeonato na categoria Etanol
por XYZ Live/Rodolpho Siqueira/Cleber Bernuci/ Mariana - (press@xyzlive.com.br)19/08/2011 10ª etapa - 19/08: Sobral (CE) a Caucaia (CE) Deslocamento inicial: 15 km Trecho especial: 86 km Deslocamento final: 170 km Total do dia: 271 km O sertão virou mar na chegada a Caucaia (CE), e a etapa final do Rally dos Sertões confirmou os campeões de sua 19ª edição nesta sexta-feira (19). Com o terceiro lugar no geral da categoria carros, o Valtra Dakar Eco Team, com Klever Kolberg e Flávio Marinho de França, foi o melhor dos protótipos fabricados no Brasil e confirmou a liderança conquistada na penúltima etapa da competição, celebrando seu segundo título seguido na categoria Etanol. A especial final, de 83 quilômetros cronometrados, não foi fácil. "Administramos o ritmo, mas vou te falar... Foi difícil. Era bastante esburacada, e contrariou as expectativas gerais de que a última etapa seria mais leve. Não foi, e quase que o resultado do Sertões muda nos quilômetros finais", lembrou Kolberg, que agora soma quatro títulos no segundo maior rali do planeta - foi campeão geral em 1997 e 1998 tendo André Azevedo como navegador, e no ano passado foi campeão da recém-criada categoria Protótipos Etanol, já ao lado de Flávio Marinho de França. Klever e Flávio ocuparam a liderança do Sertões em sua categoria durante a sexta etapa, na entrada do Jalapão, entre Porto Nacional (TO) e Lizarda (TO). Entretanto, a dupla Reinaldo Varela/Eduardo Bampi, da equipe oficial da Mitsubishi, retomou a ponta até a penúltima especial da competição. Foi quando, entre Teresina (PI) e Sobral (CE), os paulistas enfrentaram problemas e deixaram a condição de líderes. "É uma dupla fortíssima e que andou muito rápido neste ano, em um ritmo alucinante. Ano passado fiz a mesma coisa, porque também estava lutando pelo título no geral entre os carros, e por causa disso enfrentamos alguns problemas como furos de pneu, e isso nos tirou da briga na parte final da prova", lembrou. "Este ano, a nossa estratégia foi a de acelerar nos momentos certos, procurando não judiar tanto do carro. E ele se portou muito bem. O Sertões é assim mesmo, pode acontecer com todo mundo, como já aconteceu conosco em anos anteriores", lembrou o piloto, que fechou a competição com 1h30 de vantagem para Varela. No geral, o título ficou com a dupla formada por Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, com o Lancer Evolution, seguido do BMW X3 de Paulo Nobre (Palmeirinha) e o português Filipe Palmeiro. "Eram duas espaçonaves na nossa frente, carros com anos de desenvolvimento e também com ótimos pilotos e navegadores", elogiou. "Mas apostamos na proposta do carro a etanol, um conceito mais barato, que prepara melhor a mão-de-obra daqui e possibilita aos competidores buscar uma evolução de seu equipamento a custos mais realistas, inclusive já exportando esta tecnologia", apontou. Desde 2010, Kolberg tem se voltado para a tendência dos combustíveis mais limpos em competições. Foi um dos colaboradores na criação da categoria Experimental no Dakar de 2010, quando foi o primeiro piloto da história da competição a fazer todo o roteiro da prova usando o etanol como combustível. Incentivou também a criação da categoria Etanol no Sertões, apostando em uma proposta mais sustentável. "Tão sustentável que até o nosso carro é reciclado", brincou. "Fizemos algumas evoluções em relação ao ano passado - todos fizeram - mas a ideia e o carro permaneceram os mesmos", disse. Trabalho em Equipe - Com o Protom Etanol preparado pela ProMacchina, de Maurício Neves, Klever subiu à rampa dos vencedores levando todos os membros da equipe sobre o carro. "Eles merecem. São meninos extremamente apaixonados pelo que fazem, que sofrem e comemoram com a gente. Eu quero agradecer pela dedicação e o esforço de todos, do mecânico ao cozinheiro. Eles não trataram do carro como um bebê, mas sim como um monstro. Porque o que esse carro aguentou neste Sertões... Não foi brincadeira. A prova deste ano foi uma das mais difíceis e exigentes da história", afirmou. Klever também elogiou seu parceiro Flávio França. "É um navegador incansável. É um cara super dedicado e eficiente, e nos salvou de nos perdermos nos caminhos muitas, muitas vezes", destacou. "Fiquei até bravo com ele, porque dividimos o quarto nos hotéis das cidades pelas quais passamos. Ele fazia anotações na planilha até a uma da manhã e ia dormir para acordar às quatro ou cinco horas para continuar estudando", apontou. Flávio, fã assumido de Kolberg, espera que a parceria continue por bastante tempo. "O Klever é um dos grandes ícones brasileiros do rali, conhecido internacionalmente. E para mim, constar nas estatísticas ao lado do nome dele é uma grande honra. Nossa parceria tem sido muito boa, nos entendemos bem, e vamos em frente. Quem sabe, a gente faz o próximo Dakar", disse. Confira o resultado extra-oficial da décima etapa (os seis primeiros): 1-) Paulo Nobre/Filipe Palmeiro - 1h06min24s 2-) Cristian Baumgart/Beco Andreotti - 1h08min11s 3-) Reinaldo Varela/Eduardo Bampi - 1h08min47s 4-) João Franciosi/Rafael Capoani - 1h09min01s 5-) Guilherme Spinelli/Yousseff Haddad - 1h10min19s 6-) Klever Kolberg/Flávio Marinho de França - 1h11min52s Classificação final da categoria Protótipos Etanol: 1-) Klever Kolberg/Flávio Marinho de França 2-) Reinaldo Varela/Eduardo Bampi 3-) Luis Nacif/Humberto Ribeiro 4-) Luiz Aguiar/Sergio Bessa 5-) Leandro Torres/Henrique Arena 6-) Mauro Schenekengerg/Rodrigo Mello 7-) Jorge Sawaya/Joaquim Bicudo 8-) Marcos Cotton/Eduardo Costa 9-) Cleber Rodrigues/Eduardo Rebouças Acumulado final (os cinco primeiros): 1-) Guilherme Spinelli/Yousseff Haddad - 29h23min39s 2-) Paulo Nobre/Filipe Palmeiro - 29h47min37s 3-) Klever Kolberg/Flávio Marinho de França - 30h06min23s (18min46 / 42min44s) 4-) Reinaldo Varela/Eduardo Bampi - 31h36min51s 5-) Luis Stédile/Deco Muniz - 32h47min33s O Valtra Dakar Eco Team é patrocinado pela Valtra, e apoiado por Borrachas Vipal, Banco Fator, Veolia Water, Artfix, Sparco, Dakar Inovação, Arycom e Unica. Itens relacionados: »19/08/2011 Falta de comunicação »19/08/2011 Décima Etapa (última) – 19/08 (sexta-feira) »18/08/2011 Sertões: Kolberg reassume liderança na Protótipos Etanol a uma etapa do fim »18/08/2011 Nona Etapa - 18/08 (quinta-feira) »17/08/2011 Sertões: Klever busca tirar diferença que o separa da liderança na categoria Etanol »17/08/2011 A origem do medo »17/08/2011 Oitava Etapa - 17/08 (quarta-feira) »16/08/2011 Sertões: Kolberg é o segundo mais rápido do 7º dia |