Klever Kolberg e Equipe Valtra no Facebook Klever Kolberg e Equipe Valtra no Twitter
Klever Kolberg e Equipe Valtra no You Tube Klever Kolberg e Equipe Valtra no Flickr
Notícias
Rally dos Sertões – Prólogo e Mudanças por Assessoria de Imprensa - (imprensa@parisdakar.com.br)
23/08/2014


Paulo Gonçalves (Honda CRF 450 Rally)
Foto: Divulgação - Marcelo Machado



Robert Nahas (Honda TRX 700)
Foto: Divulgação - Jonne Roriz



José Hélio / Edmilson de Camargo (Polaris RZR 1000 XP)
Foto: Divulgação - Jonne Roriz



Reinaldo Varela / Gustavo Gugelmin (Toyota Hilux V8)
Foto: Divulgação - Ney Evangelista



Edu Piano / Solon Mendes / Carlos Sales - Ford F4000 Território 4x4
Foto: Divulgação - Marcelo Machado


A disputa do Rally dos Sertões 2014 começou neste sábado (23). Os competidores realizaram o Prólogo, tomada de tempo que define a ordem de largada da primeira etapa, que será neste domingo de Goiânia a Caldas Novas (GO). No início da noite foi realizada a Largada Promocional que tem como objetivo apresentar os competidores para o público local.

Esta é a 22ª edição da prova. 45 carros, 37 motos, 21 UTVs, 17 quads e 4 caminhões percorrerão 7 trechos cronometrados mais o Prólogo. A prova terá um total de 2.608 quilômetros, entre trechos cronometrados e deslocamentos.

Nos anos anteriores o Prólogo foi realizado dentro de um circuito, mas este ano, apesar da caravana estar montada dentro do autódromo de Goiânia, ele foi disputado num trecho em linha com cerca de 10 quilômetros em piso de cascalho por estradas em fazendas.

Entre as motos o português Paulo Gonçalves (Honda CRF 450 Rally), vencedor do Sertões 2013, foi o mais rápido com 00:06:01, seguido pelo brasileiro Jean Azevedo (Honda CRF 450 X) com 00:06:08 e o espanhol Marc Coma (KTM 450 Rally Replica). Como nas motos, os 10 primeiros colocados podem escolher a posição de largada, estes serão os três primeiros a decidir a posição no grid da primeira etapa.

Entre os quadris o mais rápido foi Marcelo Medeiros (Protótipo Yamaha Raptor 700), campeão do Sertões 2012, com 00:07:02, seguido do campeão de 2013, Robert Nahas (Honda TRX 700). Campeão do Sertões 2010 e atual líder do mundial, o polonês Rafal Sonik (Honda TRX 700) foi o terceiro com 00:07:29.

Nos UTVs a dupla José Hélio / Edmilson de Camargo (Polaris RZR 1000 XP) fez sua estreia na categoria UTVs do Sertões com o melhor tempo, 00:06:41, seguidos de Rodrigo Varela / João Arena (Can-Am Maverick 1000) com 00:06:55. Em terceiro chegaram Gustavo Xavier / Breno Resenda (Polaris RZR 1000 XP) com 00:07:14.

Já nos carros a dupla Reinaldo Varela / Gustavo Gugelmin (Toyota Hilux V8) mostrou que chegou com apetite e fez 00:05:59, único veículo abaixo dos seis minutos. Na estreia com o Ford Ranger V8, a dupla Cristian Baumgart / Beco Andreotti fez 00:06:12, seguidos de Guilherme Spinelli / Youssef Haddad (Mitsubishi ASX Racing Diesel) com 00:06:13.

Entre os quatro caminhões que participam da prova o trio Edu Piano / Solon Mendes / Carlos Sales que neste edição compete com um Ford F4000 Território 4x4 foi a mais rápida com o tempo de 00:07:44. O segundo melhor foi o trio Felicio Tadeu Bragante / Ricardo de Paula Costa / Paco Corder (Ford F4000 4x4) com 00:08:020, seguidos de Kenner Garcia / Rafael Bello / Rafael Bettoni (Ford F4000 4x4) com 00:08:37.

Além da mudança do Prólogo, este ano a organização da prova fez outras alterações mais importantes. A primeira, que julgo bastante acertada, foi o cuidado de colocar a prova para o final de agosto para evitar o conflito direto com a Copa do Mundo de Futebol. Normalmente o Sertões acontece no final de julho e início deste mês.

A organização também decidiu reduzir a prova de 10 para oito dias, tomando dos competidores, em sua maioria profissionais com outras responsabilidades, dois finais de semana e os cinco dias úteis, o que igualmente me parece uma boa decisão. Isso também reduziu o custo, tanto para os competidores como para a própria organização, exemplo que poderia ter sido seguido pelos envolvidos na organização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil.

Eu considero a chegada em Belo Horizonte uma boa aposta, já que a capital mineira é conhecida pela vocação pelos esportes de aventura, com destaque para as belíssimas trilhas nas montanhas das redondezas. Para a grande maioria de competidores isso também é uma redução de custos. Nas edições anteriores a prova sempre cruzou vários estados do centro-oeste e nordeste do Brasil, esta é a primeira vez que ela fica concentrada em Goiás e Minas Gerais.



Itens relacionados:
»22/08/2014 Rally dos Sertões 2014 – UTV´s
»22/08/2014 Rally dos Sertões 2014 - Quadri
»21/08/2014 Rally dos Sertões 2014 - Motos
»21/08/2014 Rally dos Sertões 2014 - Carros
»20/08/2014 Rally dos Sertões 2014 inicia neste sábado em Goiânia
»31/07/2014 Rally dos Sertões 2014: Projeto Social
»11/07/2014 Rally dos Sertões 2014: Detalhes do novo percurso
»03/07/2014 Rally Dakar 2015: Os segredos do Peugeot 2008 DKR
voltar para a página anterior | topo desta página | home do site

Klever Kolberg e Equipe Valtra no Facebook Klever Kolberg e Equipe Valtra no Twitter Klever Kolberg e Equipe Valtra no You Tube Klever Kolberg e Equipe Valtra no Flickr
www.parisdakar.com.br